Topo

Lenda da música country, Merle Haggard morre aos 79 anos

06/04/2016 17h14

Los Angeles (EUA.), 6 abr (EFE).- Merle Haggard, uma das grandes referências da música country nos Estados Unidos, morreu nesta quarta-feira, dia em que completava 79 anos, informou a emissora americana "NBC".

Considerado uma lenda dentro do country como intérprete e compositor, Haggard tinha sofrido recentemente uma pneumonia, sendo obrigado a cancelar vários shows nos últimos meses.

Haggard entrou em contato com a música country quando era adolescente, época na qual começou a ter problemas frequentes com a lei, chegando até a ser preso na prisão de Saint-Quetin.

A carreira musical começou nos anos 60, quando o músico, após fazer parte da banda de Wynn Stewart, conseguiu publicar, em 1965, o álbum "Strangers", o primeiro de uma longa e bem-sucedida carreira.

Entre suas músicas mais populares estão "Okie From Muskoogee", "Today I Started Loving You Again", "Mama Tried" e "Workin Man Blues". Além dos sucessos, ele ficou famoso ao expandir o estilo country ao combiná-lo com o jazz, o swing, o blues e o folk.

Sua obra, considerada uma referência dentro do country, influenciou várias gerações de artistas. E, após a notícia da morte, diferentes personalidades lamentaram a perda nas redes sociais.

A cantora Carrie Underwood, por exemplo, disse que Haggard foi um "pioneiro" e que "não haverá outro como ele". Já o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, disse, em entrevista coletiva diária, que a morte do músico é "uma perda para música country" e para todos que o conheceram pessoalmente.