Topo

Ministro diz não há indícios de ataque islâmico em esfaqueamento na Alemanha

Michaela Rehle/Reuters
Imagem: Michaela Rehle/Reuters

Em Berlim

10/05/2016 09h05

O ministro do Interior da Baviera, Joachim Herrmann, informou nesta terça-feira (10) que, segundo as primeiras investigações, o esfaqueamento ocorrido hoje na estação de trem de Grafing (sul da Alemanha) que deixou um morto e três feridos não tem indícios de ataque islâmico.

Em declarações à imprensa após uma reunião do governo bávaro em Munique, Herrmann explicou que presumivelmente o agressor, um alemão de 27 anos e sem antecedentes policiais, tem problemas psiquiátricos e de dependência química.

O indivíduo foi detido no local depois do ataque. A polícia continua a estudar a possibilidade de o agressor ter uma motivação política, após testemunhas relatarem que o jovem gritou "Allah akbar" (Alá é grande) na estação de trem.

Segundo o ministro do Interior, citado pelo jornal "Süddeutsche Zeitung", o detido não era totalmente desconhecido para a polícia. Há dois ou três dias ele tinha chamado a atenção das forças de segurança em outro estado federado por "estranho" comportamento, mas não foram adotadas medidas.

A edição digital do semanário "Der Spiegel", citando fontes da investigação, afirma que o jovem foi identificado com entorpecentes neste domingo em um show de música eletrônica, no qual tinha consumido "grande quantidade de drogas".

De acordo com a primeira reconstituição do crime descrita pelo porta-voz do Departamento de Criminalística (LKA) da Baviera, Karl-Heinz Segerer, à emissora de notícias "N24", o agressor chegou à estação de trem de Grafing pouco antes das 4h50 locais (23h50 de segunda-feira em Brasília).

Depois, o agressor entrou em um trem e atacou com uma faca de 10 centímetros pelas costas a primeira vítima, um homem de 56 anos (não de 50, como a polícia informou erroneamente de início) que morreu no hospital.

Em seguida, voltou às plataformas da estação e esfaqueou a segunda vítima, que ficou gravemente ferida. Logo depois, o indivíduo foi à praça em frente à estação e atacou dois ciclistas, que se encontram internados com ferimentos leves.

Os três feridos, segundo o comunicado da procuradoria, têm 58, 43 e 55 anos, tinham intenção de ir a Munique para trabalhar e agora estão em diferentes hospitais da região.

Vários policiais que estavam nos arredores da estação se aproximaram imediatamente ao local e detiveram o agressor, que não resistiu.

As plataformas de estação ficaram com rastros de sangue e impressões digitais de pés descalços, supostamente pertencentes ao agressor. Segerer ressaltou que o agressor agiu sozinho e que "qualquer perigo para a população está totalmente descartado".