Topo

Guadalajara bate recorde do Guinness com mosaico gigante de chapéus típicos

Dançarinos fazem performance diante do mosaico feito com sombreros em cerimônia do Guinness em Guadalajara, no México - Héctor Guerrero/AFP
Dançarinos fazem performance diante do mosaico feito com sombreros em cerimônia do Guinness em Guadalajara, no México Imagem: Héctor Guerrero/AFP

Em Guadalajara

26/08/2016 18h51

Guadalajara, capital do Estado mexicano de Jalisco, bateu nesta sexta-feira o Recorde Guinness ao reunir o "maior mosaico de chapéus típicos do mundo" com 2.684 peças, uma atividade que dá início ao Encontro Internacional do Mariachi e da Charrería (rodeio), que será realizado até o dia 4 de setembro.

A cidade superou a marca anterior, imposta no mês passado em Calgary, Canadá, com 2.036 chapéus de caubói, informaram os organizadores.

Carlos Tapia, fiscal oficial do Guinness World Records para o México e América Latina, disse que esta cidade é "pioneira" na imposição deste tipo de marca ao conseguir oito de forma consecutiva.

"Todo ano, Guadalajara sempre cria algo novo e propõe coisas diferentes para bater algum recorde", disse Tapia.

Os "sombreros" de cores preto, cinza e branco, foram colocados durante vários dias em um mural de 14 metros de altura para formar a figura de duas pessoas vestidas com trajes típicos mexicanos unidas por um grande chapéu típico.

As peças são feitas em tecido e fibra de vidro que vão desde 25 centímetros até quase um metro de diâmetro e foram desenhadas especialmente para serem colocadas neste mosaico na Praça Libertação.

Até agora Guadalajara tem o recorde do maior número de mariachi tocando juntos, marca atingida duas vezes; o de casais dançando com trajes típicos ao som do mariachi, e o da maior concentração de cortadores de agave, planta com a qual se elabora a tequila, entre outros.

O Encontro Internacional do Mariachi e da Charrería reúne 22 mariachis da Europa e da América em 300 atividades culturais públicas, que durante 10 dias se estenderão por diversos municípios de Jalisco.