Topo

Cidade de Tanta busca voltar à normalidade após atentados no domingo

Movimentação em frente à catedral de São Jorge, em Tanta, um dia após o atentado - REUTERS/Mohamed Abd El Ghany
Movimentação em frente à catedral de São Jorge, em Tanta, um dia após o atentado Imagem: REUTERS/Mohamed Abd El Ghany

Em Tanta

10/04/2017 07h01

A cidade de Tanta, no Egito, busca voltar à normalidade nesta segunda-feira, após o sangrento atentado de ontem contra a catedral de São Jorge, que deixou 27 mortos e 77 feridos.

Rimon, um copto de 39 anos que tem uma loja de brinquedos em frente ao templo, reabriu seu negócio nesta manhã.

"Graças a Deus está todo tranquilo, não temos medo e tentamos viver com normalidade ", disse Rimon à Agência Efe, em frente ao lugar que ontem foi palco de duras cenas de luto e dor.

Não entanto, não é segredo que o "dia sangrento e terrível" que viveram ontem os cristãos egípcios "deixou uma marca psicológica " que será difícil de apagar.

Ataques do Estado Islâmico em igrejas matam dezenas no Egito

AFP

Dois atentados ocorridos ontem contra a catedral de São Jorge de Tanta e a de São Marcos de Alexandria, na costa mediterrânea, deixaram 44 mortos e 100 feridos entre os fiéis que participavam da missa de Domingo de Ramos, que marca o início da Semana Santa.

O grupo jihadista Estado Islâmico assumiu a autoria e disse que assegurou que foram perpetrados por dois suicidas.

O presidente egípcio, Abdul Fatah al Sisi, anunciou o estado de emergência em todo o país e ordenou o envio de unidades especiais do Exército em torno das "instalações vitais" em todas as províncias.

Além disso, igrejas de Tanta receberam nesta manhã dezenas de fiéis cristãos para a missa de Segunda-feira Santa, em meio de uma notável presença de agentes de segurança, embora menos intensa que ontem, logo após os ataques.