Topo

Autoridades sírias conseguem acordo para evacuar jihadistas do sul de Damasco

Ataque sírio a campo palestino ao sul de Damasco - Rami al Sayed/AFP
Ataque sírio a campo palestino ao sul de Damasco Imagem: Rami al Sayed/AFP

No Cairo

29/04/2018 16h38

As autoridades sírias alcançaram um acordo para evacuar combatentes do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) do campo de refugiados palestinos de Al Yarmouk, no sul de Damasco, informou neste domingo (29) a televisão estatal síria.

Segundo a emissora, os "terroristas" sairão para a província de Idlib, no noroeste da Síria, e o acordo será aplicado a partir da madrugada de segunda-feira, 30 de abril, até o começo do mês do Ramadã, em meados de maio.

O acordo também estipula a saída de cerca de 1.500 pessoas das localidades de Fua e Kefraya, no norte da Síria e assediadas há muito tempo por facções armadas, como a Organização de Libertação do Levante (a aliança da ex-filial síria da Al Qaeda) e o Movimento Islâmico dos Livres de Sham.

Também serão libertados os "sequestrados" da cidade de Ishtabraq, na província de Idlib, entre eles 85 crianças, mulheres e idosos, segundo a agência oficial de notícias síria, "Sana".

O acordo chega depois de as tropas sírias lançarem no último dia 19 uma ofensiva contra as partes em poder do EI em Al Yarmouk e seus arredores, onde também há presença da Organização de Libertação do Levante.

A campanha inclui os distritos adjacentes ao campo de refugiados, Al Tadamun, Al Hayar al Asuad e Al Qadam, e em todas estas áreas as forças governamentais realizaram consideráveis avanços nos últimos dias.

Além disso, o exército lançou ataque aéreo e de artilharia contra as áreas controladas pelos jihadistas, e pelo menos 147 pessoas morreram nos últimos nove dias devido à violência.

Segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos, os mortos são 79 militares e soldados leais ao governo sírio, além de 68 terroristas do EI.