Topo

Sobe para 59 o número de mortos nos incêndios na Califórnia

14.nov.2018 - Policiais junto a corpo achado em uma propriedade queimada em Paradise - Josh Edelson/AFP
14.nov.2018 - Policiais junto a corpo achado em uma propriedade queimada em Paradise Imagem: Josh Edelson/AFP

São Francisco (EUA)

15/11/2018 01h53

As autoridades dos Estados Unidos informaram nesta quarta-feira (14) que encontraram mais oito corpos no gigantesco incêndio que atinge há uma semana no norte da Califórnia, e que, junto a outro que queima no sul do estado, já matou pelo menos 59 pessoas.

Em declarações à imprensa, o xerife do condado de Butte, Kory Assa, indicou que as oito novas vítimas fazem subir o número total de mortos no chamado "Camp Fire", o mais mortífero da história do estado, para 56, enquanto as outras três mortes aconteceram na conflagração do sul.

Dos oito corpos achados nesta quarta, seis se encontravam no interior de edifícios e dois no lado de fora.

Honea também indicou que 130 pessoas permanecem desaparecidas e seu escritório publicou hoje uma lista com os nomes, idades e locais de residência de 103 delas.

A maioria dos desaparecidos vive na cidade de Paradise, de 26.000 habitantes e que foi completamente engolida pelas chamas.

A cidade se encontra aos pés da Sierra Nevada, em meio a um clima seco e ensolarado que no último meio século atraiu muitos aposentados, o que fez com que a população se triplicasse em 50 anos.

A maioria das pessoas que aparece na lista de desaparecidos tem mais de 60 anos.

O "Camp Fire" queimou um total de 10.321 imóveis (8.650 deles casas particulares), arrasou 55.846 hectares e os bombeiros conseguiram conter apenas 35% das chamas.

O governador da Califórnia, Jerry Brown, e o secretário de Interior dos EUA, Ryan Zinke, visitaram nesta quarta a área afetada e prometeram auxílio estadual e federal para ajudar nas tarefas de recuperação.

Em paralelo, o escritório do xerife do condado de Los Angeles informou hoje que foi encontrado outro corpo, o que aumenta para três o número de mortos pelo incêndio batizado como "Woolsey Fire", que afeta, entre outras, as cidades de Malibu e Calabasas, no sul da Califórnia.