Topo

Gestão de escolas especiais vence Escolha do Leitor do Empreendedor Social

Alexandre Amorim, 24, administrador, Luiz Ribas, 24, e Diego Moreira, 24, economistas, da Asid, que venceram na categoria Escolha do Leitor no Prêmio Empreendedor Social 2013 - Na Lata
Alexandre Amorim, 24, administrador, Luiz Ribas, 24, e Diego Moreira, 24, economistas, da Asid, que venceram na categoria Escolha do Leitor no Prêmio Empreendedor Social 2013 Imagem: Na Lata

Do UOL, em São Paulo

21/11/2013 22h49

Nesta quinta-feira (21), a Folha de S.Paulo, em parceria com a Fundação Schwab e o Instituto Humanitare, divulgaram os vencedores dos prêmios Empreendedor Social, Empreendedor Social de Futuro, Escolha do Leitor e da Menção Honrosa. Na categoria Escolha do Leitor, que foi escolhida pelos internautas durante votação promovida pelo UOL e pela Folha durante um mês, venceu o projeto Asid (Ação Social para Igualdade das Diferenças), de Alexandre Amorim, 24, Luiz Hamilton Ribas, 24, e Diego Tutumi Moreira, 24, com 38% dos 19.075 votos.

Os três enxergaram a oportunidade de solucionar um dos maiores entraves de escolas e instituições que trabalham com pessoas especiais: a gestão. Com um método de avaliação exclusivo, eles criaram um círculo virtuoso entre gestão escolar, relações institucionais e estrutura física. Eles arrumam as escolas de Curitiba por dentro e por fora, conectando voluntários e empresas com responsabilidade social. O mesmo projeto também conquistou a categoria Empreendedor Social de Futuro.

A vencedora na categoria Empreendedor Social 2013 foi a administradora Merulla Steagall, 47, mentora da Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia). Ela produz e dissemina conhecimento, oferece suporte e mobiliza parceiros para alcançar excelência e a humanização no cuidado integral de pessoas com doenças graves no sangue. Também preside a Abrasta, focada em portadores de talassemia, uma anemia crônica de origem genética.

A Menção Honrosa do Ano Internacional da Água ficou para um projeto no semiárido da Paraíba: "Promovendo o Acesso à Água, Solidariedade e Cidadania"; CEPFS, de José Dias.

Os projetos vencedores foram eleitos por um júri de especialistas, a partir de critérios como perfil, inovação, sustentabilidade e impacto social, entre outros. Além de terem seus perfis publicados em um caderno especial, que circula nesta sexta (22) em todo o país, e vídeos jornalísticos sobre suas organizações exibidos pela Folha e pelo UOL, os finalistas receberão capacitações e "networking" para consolidarem suas organizações e atingirem a sustentabilidade.

Entre as premiações oferecidas pelos 36 parceiros, estão auditoria financeira, MBAs e especializações no Brasil e no exterior, cursos de gestão, assessoria jurídica, treinamentos personalizados e relatório de avaliação.

A cerimônia, restrita a convidados, foi realizada no Masp, em São Paulo, e teve transmissão ao vivo pelo UOL.

Veja a página especial Empreendedor Social da Folha.

Veja como ficou a votação (clique em votar e veja o ranking completo):