Josmar Jozino

Josmar Jozino

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Dois suspeitos de matar idoso de 88 anos durante roubo são detidos em SP

A Polícia Civil deteve, na tarde desta quarta-feira (15), dois suspeitos de envolvimento no assassinato de João Masahiro Kanashiro, 88, morto por espancamento após ter a casa no Jardim Botucatu, zona sul de São Paulo, invadida por cinco assaltantes. Um deles é menor de idade. Ambos são primos.

Há suspeitas de que o menor apreendido já teria cometido outro latrocínio (roubo seguido de morte) na mesma região em janeiro do ano passado. O infrator estava solto havia 15 dias. A vítima, Iaeko Okamura, de 84 anos, também sofreu agressões. Seis criminosos invadiram a residência dela e levaram eletrodomésticos.

A SSP (Secretaria da Segurança Pública) de São Paulo confirmou a detenção dos suspeitos e informou que a Polícia Civil prossegue com as diligências para identificar e prender todos os envolvidos no crime.

Imagens de câmeras de segurança da rua onde Kanashiro morava registraram a ação da quadrilha. Primeiro chegam dois homens a pé. Eles param em frente ao portão da casa da vítima. Eles saem minutos depois. Em seguida, voltam os cinco assaltantes.

O circuito de segurança também registrou o momento em que a quadrilha sai da casa. A Polícia militar foi acionada. Os agentes tiveram de serrar um cadeado para entrar no imóvel. Já os criminosos escalaram o muro para invadir a residência.

Quando os PMs entraram no imóvel, encontraram a mulher de Kanashiro em estado de choque, confusa e muito nervosa. A idosa contou aos agentes que ela e o marido acordaram com um barulho de arrombamento da porta. O idoso, assustado, passou a gritar.

Os criminosos se irritaram, e amarram os pés e as mãos dele. O idoso foi espancado. A quadrilha usou um cachecol, provavelmente para enforcá-lo. Os policiais militares ainda tentaram reanimá-lo, mas infelizmente não tiveram êxito.

A moradora afirmou aos militares que os ladrões usavam capuz e luvas e eram bem agressivos. Os assaltantes perguntavam por joias e dinheiro. Eles recolheram objetos de valor e levaram até uma boneca japonesa de coleção das vítimas. As imagens mostram eles correndo com bolsas e mochilas.

Vítima foi encontrada caída ao lado sofá

A casa invadida possui dois pavimentos. No térreo, há um escritório desativado e uma garagem. A Polícia Civil acredita que os ladrões entraram na residência escalando o muro de dois metros de altura. Peritos encontraram marcas de calçados na superfície externa.

Continua após a publicidade

Kanashiro foi encontrado pelos PMs caído ao lado do sofá, na parte superior do imóvel. Ele vestia camiseta regata branca, camisa xadrez e pulôver preto, além de calça de moletom cinza. No antebraço esquerdo dele havia escoriações.

Ao lado do corpo, havia uma fiação elétrica. O material foi usado para amarrar os braços e as pernas dele. Os assaltantes também utilizaram uma calça preta para amordaçá-lo. A Polícia Civil apurou que o bando chegou à casa da vítima à 0h30 e saiu por volta das 2h.

Os criminosos correram em direção à rua Luís Gonçalves Júnior, entraram em uma viela e seguiram em direção a uma comunidade nas proximidades, conhecida como Bronx. Nas imediações, policiais encontraram luvas usadas pelos criminosos. Os objetos foram apreendidos e periciados.

O crime foi registrado no 26º DP (Sacomã), mas deve ser apurado pelo Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais), responsável pelos casos de latrocínio.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes