PGR manda incluir golpistas do 8/1 na lista vermelha da Interpol por fuga
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, pediu a inserção dos mandados de prisão na difusão vermelha Interpol de golpistas do 8 de janeiro do ano passado que teriam fugido do Brasil.
Serão incluídos na lista seis pessoas que teriam quebrados as tornozeleiras eletrônicas e fugido. Outras duas pessoas são suspeitas apenas de terem fugido. Os nomes dos procurados não foram divulgados.
Segundo o UOL revelou na terça-feira (14), o grupo fugiu para o exterior neste ano pelas fronteiras de Santa Catarina e no Rio Grande do Sul rumo à Argentina e ao Uruguai. Entre eles, alguns já foram condenados pelo STF (Supremo Tribunal Federal) por participação nos atos antidemocráticos.
Um dos caminhos que o Brasil pode adotar na tentativa de recapturar os fugitivos é pedir extradição deles aos países para onde eles fugiram, conforme relevou a coluna ontem.
Pela regra da extradição, o STF precisaria enviar ao Ministério da Justiça o comunicado de que os investigados fugiram, junto como os documentos relativos ao pedido para que eles sejas devolvidos ao Brasil.
Caberia ao DRCI (Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional), do Ministério da Justiça, analisar a documentação para verificar se o caso está de acordo com o previsto nos tratados internacionais. Caso esteja, o pedido de extradição seria enviado ao Ministério das Relações Exteriores, que encaminharia ao país onde está o foragido da Justiça brasileira.
Até agora, esse procedimento não foi registrado no Ministério da Justiça.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.