Topo

Papa ganha crucifixo com Cristo sobre foice e martelo; veja mais vídeos

Do UOL, no Rio

11/07/2015 06h00

O presidente da Bolívia, Evo Morales, presenteou o papa Francisco com um peculiar crucifixo em madeira com Cristo sobre uma foice e um martelo, símbolos do comunismo, durante uma reunião que os dois mantiveram na noite de quarta-feira (8), em La Paz. A cena registrada em vídeo foi um dos destaques da semana.

O presente provocou polêmica e muitos religiosos consideraram a iniciativa uma "provocação". O Vaticano admitiu na quinta-feira (9) ter se surpreendido ao descobrir que a foice e o martelo adornados com um Cristo crucificado foi desenhado por um sacerdote jesuíta assassinado em 1980. Morales disse que o presente era uma criação de um jesuíta, Luis Espinal, assassinado em 1980 por paramilitares, durante o golpe militar de Luis García Meza, atualmente preso por crimes contra os direitos humanos.

O vídeo que mostra um improvável reencontro entre uma juíza e um suspeito de furto a residência, dois ex-colegas de escola, também foi destaque na semana. O momento dramático ocorreu no tribunal de Miami, na Flórida, e fez com que o réu, Arthur Booth, 49, caísse no choro.

"Sinto muito em encontrá-lo aqui. Sempre me perguntei o que havia acontecido com você, senhor", disse a juíza Mindy Glazer ao suspeito. A magistrada determinou que ele permaneça preso sob fiança de U$ 43 mil (cerca de R$ 134 mil).

Também repercutiu na semana, principalmente nas redes sociais, o experimento do norte-americano Daniel, dono do canal do YouTube EverythingApplePro. Ele publicou um vídeo no qual tentou responder a seguinte pergunta: quantos iPhones são necessários para segurar uma bala?

Para a missão, ele alinhou oito telefones, sendo três iPhones 6 Plus, dois iPhones 6 (sendo um falso), dois iPhones menores (provavelmente 5s) e, no fim, um Galaxy S6, da Samsung. A arma utilizada por Daniel foi um fuzil AK-74.