Topo

Lavrov diz a Putin que ainda há divergência entre Rússia e Ocidente sobre Ucrânia

10/03/2014 13h12

SOCHI, Rússia, 10 Mar (Reuters) - O ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, disse ao presidente Vladimir Putin, nesta segunda-feira, que a posição da Rússia em relação à Ucrânia desagrada o Ocidente, e que o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, havia declinado um convite para visitar a Rússia para novas negociações.

Em uma reunião com Putin no resort do mar Negro de Sochi, Lavrov descreveu ter recebido propostas do secretário de Estado norte-americano que "não satisfazem completamente".

"Está tudo sendo formulado como se houvesse um conflito entre a Rússia e a Ucrânia... e os nossos parceiros sugerem usar a situação criada por um golpe como um ponto de partida", disse ele a Putin, acrescentando que os países ocidentais querem que a Rússia e os Estados Unidos entrem em um acordo.

A Rússia diz que qualquer solução para o impasse sobre a Ucrânia deve ser baseada em um acordo mediado pela União Europeia, assinado pelo presidente deposto Viktor Yanukovich em 21 de fevereiro, que prevê reforma constitucional e as eleições em dezembro.

"Junto ao Conselho de Segurança da Federação Russa, preparamos nossas próprias propostas destinadas a recolocar a situação no quadro do direito internacional, a honrar os interesses de todos os ucranianos, dada a profunda crise governamental na Ucrânia", disse Lavrov.

Quando Putin pediu ao ministro das Relações Exteriores para informar sobre seus contatos com funcionários da UE e dos EUA, Lavrov disse que havia convidado Kerry para negociações na Rússia na segunda-feira, sob as instruções do presidente.

O chanceler russo disse que Kerry havia ligado de volta no sábado para dizer que gostaria de adiar tal reunião.