Ex-chefe do Exército é eleito presidente do Egito, com mais de 90% dos votos
CAIRO (Reuters) - Abdel Fattah al-Sisi, o militar que derrubou o primeiro presidente livremente eleito no Egito, obteve mais de 90 por cento dos votos na eleição presidencial, de acordo com resultados provisórios divulgados nesta quinta-feira, unindo-se assim a uma longa lista de líderes que emergiram das fileiras das Forças Armadas.
No entanto, uma abstenção maior do que a prevista levanta questões sobre a credibilidade de um homem idolatrado por seus partidários como um herói que poderá proporcionar estabilidade política e econômica ao país.
Sisi estava com 93,3 por cento dos votos, segundo fontes do judiciário, enquanto a apuração dos votos prosseguia, após três dias de votação. Seu único rival, o político esquerdista Hamdeen Sabahi, conseguiu 3 por cento e 3,7 por cento dos votos foram invalidados.
Compareceram às urnas 44,4 por cento dos 54 milhões de eleitores, disseram fontes no Judiciário, menos do que 40 milhões de votos, ou 80 por cento do eleitorado, que Sisi pedira ao país na semana passada e também menos do que os 52 por cento de votos que Momahed Mursi obteve na eleição presidencial de 2012.
(Por Yasmine Saleh e Michael Georgy)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.