Topo

Ucrânia diz que forças mataram 12 rebeldes no aeroporto de Donetsk

04/10/2014 12h15

KIEV (Reuters) - Os separatistas pró-russos sofreram as piores baixas desde que o cessar-fogo teve início em 5 de setembro, perdendo 12 homens em ataques a edifícios no aeroporto de Donetsk, disseram oficiais militares ucranianos neste sábado.

O cessar-fogo no leste da Ucrânia tornou-se cada vez mais fragilizado nos últimos dias, em meio à morte de vários civis e militares, bem como de um funcionário da Cruz Vermelha no reduto rebelde de Donetsk.

"O aeroporto de Donetsk continua a ser o alvo prioritário para os terroristas. Ontem, eles fizeram algumas tentativas, felizmente sem sucesso, de invadi-lo", disse o porta-voz militar Andriy Lysenko a jornalistas.

"Doze (separatistas) foram mortos durante os ataques, que é a maior perda entre os rebeldes desde 5 de setembro", acrescentou.

Lysenko disse que dois soldados ucranianos foram mortos nas últimas 24 horas, mas não deu mais detalhes.

Autoridades ucranianas acusaram as forças russas na sexta-feira de ajudar os separatistas a aumentar a pressão sobre as tropas do governo que dominam o aeroporto de Donetsk, ameaçando um frágil cessar-fogo.

A última estimativa da ONU é de que mais de 3,5 mil pessoas morreram no conflito que eclodiu depois que os líderes pró-ocidentais tomaram o poder em Kiev após protestos de rua que tiraram o presidente apoiado por Moscou, Viktor Yanukovich, do poder.

(Por Pavel Polityuk)