Topo

Caminhão de gás explode em maternidade no México e deixa ao menos 2 mortos

Por Lizbeth Diaz e Joanna Zuckerman Bernstein
Imagem: Por Lizbeth Diaz e Joanna Zuckerman Bernstein

29/01/2015 14h13

Por Lizbeth Diaz e Joanna Zuckerman Bernstein

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - Uma mulher e uma criança morreram quando a explosão de um caminhão de gás destruiu grande parte de uma maternidade no oeste da Cidade do México nesta quinta-feira, afirmou o prefeito, revisando para baixo o número inicial de sete vítimas fatais anunciado pelos serviços nacionais de emergência.

As autoridades disseram que houve uma confusão com o número de mortos e que uma pessoa apontada como morta estava, na verdade, em estado muito grave.

Vários bebês foram encontrados com vida sob os escombros, mas dezenas de pessoas estavam desaparecidas, enquanto um grande número de agentes de resgate continuava vasculhando concreto e metais retorcidos em busca de sobreviventes.

As pessoas que procuravam informações sobre familiares se reuniram atrás das linhas de isolamento da polícia, uma área criada para manter as pessoas afastadas da cena caótica.

"Estou muito preocupado com a minha irmã, ela deveria ter dado à luz, nós a trouxemos aqui ontem", disse Monserrat Garduno, uma enfermeira de 32 anos. "Eles não nos deixarão passar, eu quero saber como ela está."

O prefeito da Cidade do México, Miguel Ángel Mancera, disse que dezenas de mulheres e crianças foram retiradas do local, alguns com cortes de cacos de vidro.

Mais ambulâncias esperavam no local para tratar sobreviventes retirados dos destroços. Cerca de 100 pessoas estavam no hospital no momento da explosão, de acordo com uma autoridade municipal.

Ana Maria Sánchez, de 47 anos, chorava em meio à multidão atrás das linhas de isolamento da polícia à espera de notícias sobre a irmã, que trabalhava na área administrativa do hospital. Ela disse que a ligação para o telefone da irmã foi direto para a caixa postal.

"Eu não sei nada sobre ela, eles nos deixaram de pé aqui", afirmou.

Alguns dos feridos foram retirados de helicóptero, e imagens aéreas mostravam os bombeiros trabalhando no meio de destroços do edifício.

Um vazamento numa mangueira do caminhão, que estava abastecendo tanques do hospital, deve ter provocado a explosão, disseram autoridades.

"Eles tentaram parar o vazamento, mas não foi possível", disse Mancera.

O presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, expressou tristeza e solidariedade às famílias das vítimas pelo Twitter.

Muitas áreas da Cidade do México não têm redes de gás e dependem de entregas de caminhões de gás.

(Reportagem adicional de Anahi Rama e Michael O'Boyle)