Topo

Manifestantes são detidos em protesto contra violência policial em Nova York

Sebastien Malo

Em Nova York

14/04/2015 21h18

Pelo menos 12 pessoas foram detidas nesta terça-feira (14) quando manifestantes irritados com novos casos de violência policial contra negros desarmados nos Estados Unidos protestavam na Brooklyn Bridge, em Nova York, na esperança de revigorar um debate nacional sobre a questão.

Cerca de 250 ativistas com cartazes, organizados pela entidade Stop Mass Incarceration Network, partiram da Union Square para protestar contra os últimos incidentes envolvendo táticas policiais violentas utilizadas contra as minorias.

"Chega de assassinato pela polícia" e "Chega de policiais assassinos", mostravam os cartazes, enquanto um helicóptero sobrevoava os manifestantes que enfrentavam policiais.

Pelo menos 12 pessoas, algumas aparentemente em idade escolar, foram detidas depois de uma breve briga com a polícia ao cruzarem a ponte.

"Ela tem lição de casa para fazer", gritou para a polícia um adolescente que se recusou a se identificar, enquanto uma das pessoas era levada para um ônibus do Departamento de Polícia de Nova York.

Um dos motivos que estimulou o protesto foi um incidente fatal de 4 de abril em que Walter Scott, um homem negro desarmado, foi baleado nas costas por um policial branco em North Charleston, na Carolina do Sul.

O tiroteio foi gravado em vídeo, e o oficial foi acusado de assassinato.

Os familiares de vários homens negros ou hispânicos desarmados ou meninos que morreram em confrontos com a polícia pediram mais fiscalização.

"O motivo deste protesto aqui é que muitos estão sendo assassinados", disse Nicholas Heyward, cujo filho Nicholas Heyward Jr. foi morto a tiros aos 13 anos num abrigo público por um policial há 20 anos enquanto brincava de polícia e ladrão com uma arma de brinquedo.

"Tenho lutado nos últimos 20 anos para que esse caso seja reaberto", disse ele.

"É doloroso não apenas porque tenho que esperar, mas enquanto estou esperando, estou vendo constantemente vítimas inocentes sendo mortas a tiros na rua sem razão alguma."

No ano passado, uma onda de protestos foi inspirada por uma série de casos de alta visibilidade de homens negros que perderam suas vidas nas mãos de policiais brancos.