Topo

Autoridades dos EUA investigam 11 ameaças a voos internacionais

Mark Hosenball

Em Washington

26/05/2015 16h44

Agências do governo dos Estados Unidos estão investigando pelo menos 11 ameaças contra voos internacionais comerciais específicos, aparentemente feitas por telefone à polícia pela mesma pessoa na tarde de segunda-feira (25), disseram autoridades norte-americanas nesta terça-feira (26).

O voo 22 da Air France de Paris para o Aeroporto Internacional John F. Kennedy, em Nova York, foi escoltado na segunda-feira por dois caças F-15 depois que as autoridades receberam uma ameaça. O avião pousou em segurança e foi liberado sem incidentes ou riscos relatados pelos passageiros ou pela tripulação.

Também foram feitas ameaças a voos chegando e partindo de outros aeroportos norte-americanos, incluindo Newark e Atlanta, assim como a voos entre cidades na Europa, nas Américas do Norte e do Sul e no Oriente Médio, afirmou um funcionário.

As autoridades disseram acreditar que todas as ameaças foram feitas via telefone a departamentos de polícia locais pelo mesmo indivíduo, mas acrescentaram que a identidade e o motivo do autor das chamadas ainda não são conhecidos.

Não foram encontrados sinais de explosivos, e funcionários afirmaram que as ameaças causaram transtornos e desperdiçaram recursos dos agentes da lei.

Entre as teorias sob investigação estão as de que as ameaças podem ter sido a ação de um arruaceiro ou de um indivíduo mentalmente perturbado ou um esforço de um indivíduo ou grupo para testar como as agências dos EUA reagem a tais ameaças, declararam autoridades.