Topo

Indonésia vai revisar frota da Força Aérea após acidente com cerca de 140 mortos

RONI BINTANG
Imagem: RONI BINTANG

01/07/2015 10h32

MEDAN, Indonésia (Reuters) - O presidente da Indonésia, Joko Widodo, prometeu nesta quarta-feira uma revisão da envelhecida da frota da Força Aérea do país e medidas para a modernização do setor de defesa, um dia depois de acidente com um avião de transporte militar no norte do país que deixou cerca de 140 mortos.

A aeronave Hercules C-130B, que entrou em serviço há meio século, estava transportando 122 pessoas quando caiu sobre uma área residencial na cidade de Medan, pouco depois de decolar de uma base aérea. O incidente pôs em evidência novamente o lamentável histórico de segurança aérea da Indonésia.

Um porta-voz militar disse que foi confirmada a morte de 135 pessoas, incluindo todas as que estavam a bordo do avião. O canal de notícias MetroTV disse que pelo menos 141 corpos foram levados a um hospital próximo e indicou que cerca de 20 pessoas estavam no local da queda.

"Deverá ser feita uma avaliação da idade dos aviões e sistemas de defesa", disse Widodo no Twitter, enquanto prosseguiam os trabalhos de remoção dos escombros e recuperação de corpos.

O avião seguia de uma base da força aérea em Medan, uma das maiores cidades da Indonésia, para Tanjung Pinang, nas Ilhas Riau, na costa de Sumatra. A mídia local informou que o piloto pediu para voltar à base por causa de problemas técnicos.

(Por Roni Bintang)