Topo

Bolívia vai triplicar tamanho de rede de teleféricos

Sarah Marsh

Em La Paz

27/07/2015 20h15

A Bolívia já tem o maior sistema de teleférico do mundo, mas, agora, o país está triplicando o tamanho dessa rede e em breve terá nove linhas que passarão sobre a capital administrativa La Paz.

A cidade andina de 1,8 milhão de pessoas há tempos tem enfrentado um caótico sistema de transporte. Micro-ônibus e táxis com placas escritas à mão em seus vidros pegam passageiros aleatoriamente em congestionadas vias urbanas. 

Mas, nos últimos dois anos, auxiliado por receitas estatais vindas da exploração de gás natural e de minérios, o governo do presidente Evo Morales tem construído um sistema de teleféricos que enxerga como o marco da rede moderna de transporte: um metrô nos céus. 

A companhia estatal "Mi Teleferico" agora opera três linhas, incluindo duas que ligam La Paz com a cidade satélite de El Alto. A empresa começou a trabalhar em novas rotas que elevarão a rede de 10 para 30 quilômetros.

"A primeira fase foi focada em unir duas cidades. A segunda é na criação da rede", disse Cesar Dockweiler, gerente da Mi Teleferico, em entrevista. 

Os silenciosos bondes elétricos com wifi e vista panorâmica dos Andes fazem alguns sistemas de transportes de outras metrópoles parecerem obsoletos. Embora outras cidades também contem com teleféricos, como Medelín, nenhuma tem uma rede tão extensa.