Topo

EUA manifestam "profunda preocupação" com novos assentamentos israelenses

29/07/2015 21h13

WASHINGTON (Reuters) - O Departamento de Estado norte-americano disse nesta quarta-feira que está "profundamente preocupado" com uma decisão do governo israelense de construir 300 novas casas em um assentamento judaico na Cisjordânia ocupada e centenas de casas em Jerusalém Oriental.

"Os Estados Unidos continuam considerando os assentamentos ilegítimos e nós nos opomos fortemente às medidas para promover a construção na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental", disse o porta-voz adjunto do Departamento de Estado, Mark Toner, em comunicado.

"A ampliação dos assentamentos ameaça a solução de dois Estados e põe em questão o compromisso de Israel de uma resolução negociada para o conflito", disse ele.

Israel concedeu aprovação final nesta quarta-feira a projetos de construção de 300 casas em um assentamento judaico na Cisjordânia ocupada e de 413 casas na área de Jerusalém Oriental, a parte árabe da cidade.

Israel capturou a Cisjordânia e Jerusalém Oriental, territórios que os palestinos querem para um Estado próprio, na Guerra dos Seis Dias, em 1967. A Organização das Nações Unidas (ONU) e a grande maioria dos países consideram ilegais os assentamentos que Israel tem construído nas terras ocupadas.

(Reportagem de Eric Beech)