Topo

Teste em bombas do Estado Islâmico revela indício de arma química, diz general dos EUA

David Alexander

Em Washington

21/08/2015 16h28

Fragmentos de bombas disparadas por militantes do Estado Islâmico contra combatentes curdos no norte do Iraque no início deste mês e testados em um campo militar dos Estados Unidos revelaram sinais de gás mostarda, disse um general norte-americano nesta sexta-feira (21).

O general de brigada dos fuzileiros navais dos EUA e chefe das operações contra a facção, Kevin Killea, disse que o teste de campo não é uma prova conclusiva do uso de armas químicas e que os fragmentos estão sendo submetidos a exames mais definitivos para confirmar a descoberta.

Ele afirmou que as bombas disparadas por morteiros foram lançadas contra posições dos chamados curdos peshmergas perto da cidade de Makhmur, no centro-norte do Iraque, em 11 de agosto. Os combatentes curdos recolheram os estilhaços e entregaram às forças dos EUA na região.

"Conseguimos pegar alguns fragmentos de alguns tiros de morteiro e fazer um teste de campo... nestes fragmentos, e eles mostraram a presença de HD, ou o que é conhecido como gás mostarda", declarou Killea.

Ele explicou que o gás mostarda é um agente químico Classe 1, o que significa que tem pouca função além do uso em combate.

"É muito importante entender que este é um teste de campo presuntivo e não conclusivo, e que o que estes resultados nos mostram é meramente a presença do agente químico", observou Killea, dizendo que levará algumas semanas para se obter mais informações sobre os fragmentos e que os testes estão em andamento.