Topo

Obama exalta progresso de Nova Orleans desde furacão Katrina, mas diz que mais deve ser feito

Por Jeff Mason
Imagem: Por Jeff Mason

Jeff Mason

Nova Orleans (EUA)

27/08/2015 18h22

Por Jeff Mason

NOVA ORLEANS (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, exaltou os progressos de Nova Orleans na reconstrução desde que o furacão Katrina castigou a região há 10 anos, mas disse que seria preciso fazer mais para superar a pobreza e desigualdade na cidade.

Em sua nona viagem à cidade, que virou destaque em todo mundo em 2005 ao ser atingida por enchentes devastadoras e pela lenta resposta do governo, Obama transitou por uma vizinhança de casas novas e coloridas e em uma escola e centro comunitário novos.

“Somente porque as casas são boas, não significa que nosso trabalho acabou”, disse Obama a jornalistas depois de apertar as mãos de moradores e segurar crianças da comunidade no colo.

Quando era candidato presidencial em 2008, Obama criticou duramente o então presidente republicano, George W. Bush, pelo modo como seu governo lidou com as consequências da tempestade.

Durante discurso nesta quinta-feira, Obama lembrou da tempestade e de suas consequências.

“O que começou como um desastre natural, se tornou um provocado pelo homem, um fracasso do governo em cuidar de seus próprios cidadãos”, disse Obama.

“Mas o que a tempestade revelou foi outra grande tragédia, uma que esteve fermentando por décadas. Nova Orleans há muito era assolada pela desigualdade estrutural, o que deixou pessoas demais, especialmente pessoas pobres, sem bons empregos, cobertura médica ou moradias decentes.”