Topo

Otan diz que centro de treinamento na Geórgia aproxima país de filiação

27/08/2015 20h49

Por Margarita Antidze

TBILISI (Reuters) - A Otan afirmou que um novo centro de treinamento aberto na Geórgia nesta quinta-feira vai deixar a ex-república soviética mais próxima de se filiar à aliança militar, o que provocou protestos imediatos da vizinha Rússia.

A Geórgia há muito espera para se juntar à Otan, mas Moscou, que lutou uma guerra contra o país em 2008 por causa de duas regiões separatistas pró-Rússia, diz que isso pode ameaçar sua segurança.

“A inauguração do centro unificado de treinamento e avaliação vai ser um passo significativo para aprofundar ainda mais nossa estreita cooperação”, disse o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, a jornalistas na capital da Geórgia.

“Todos esses esforços ajudam a Geórgia a se aproximar de sua aspiração de se filiar à Otan.”

Stoltenberg disse que o centro, aberto em uma base militar nos arredores de Tbilisi, faz parte de um pacote de medidas para impulsionar as capacidades de defesa da Geórgia.

O centro vai fornecer treinamento prático e teórico de equipes da Otan para soldados e oficiais georgianos, assim como para militares de países parceiros.

A Rússia, cujas relações com a Otan se encontram em seu pior momento desde a Guerra Fria por causa da crise na Ucrânia, disse que a instalação era uma provocação da Otan.

“Consideramos esse passo uma continuação das políticas provocativas da aliança, à medida em que amplia sua influência geopolítica”, disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo, Maria Zakharova, em uma coletiva de imprensa.