Topo

Texas é inundado por chuva em rastro de tempestade Patricia

25/10/2015 10h43

Por Amanda Orr

HOUSTON (Reuters) - Fortes chuvas provocadas pelo encontro de dois sistemas de tempestades, um com resquícios do furacão Patricia, atingiram o sudeste do Texas, gerando enchentes e descarrilando um trem.

O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos previu de 15 a 20 centímetros de chuva nas áreas litorâneas, incluindo o sudoeste de Louisiana, até segunda-feira de manhã, exacerbadas por marés de até 1,5 metro e rajadas de vento de até 56 km/h.

Os sistemas de chuva foram intensificados pelo furacão Patricia, que foi rebaixado a uma depressão tropical depois de colidir com a costa oeste do México como um poderoso furacão.

À medida que as tempestades se moviam em direção ao leste na madrugada de domingo, cidades do Golfo do México suscetíveis a inundações se preparavam para o impacto. Entre elas Houston, segunda área metropolitana mais populosa do Estado do Texas, com 6,1 milhões de pessoas.

A prefeita Annise Parker alertou os residentes para ficarem longe das estradas depois que escurecesse e ficassem alerta com as inundações, que o Serviço Nacional de Meteorologia afirmou estarem ocorrendo na cidade na manhã de domingo. Não foi registrado nenhum ferido, mas diversos motoristas ficaram ilhados.

Autoridades pediram por vigilância, lembrando aos moradores de inundações passadas que provocaram mortes. Uma série de tempestades em maio geraram inundações e levaram a 21 mortes.

Não houve mortes confirmadas com o atual dilúvio, mas em San Antonio uma mulher relatou que seu namorado foi varrido em uma vala de drenagem enquanto caminhava com seu cachorro no sábado. Autoridades disseram que ele era considerado desaparecido.

As chuvas de sábado levaram ao cancelamento de cerca de 100 vôos no Aeroporto Internacional de Dallas/Fort Worth, um dos mais movimentados do país, de acordo com o serviço de rastreamento FlightAware.

Uma inundação repentina varreu um trem de carga da Union Pacific para fora dos trilhos, deixando de lado algumas locomotivas e vagões. Não foram relatados ferimentos.

(Reportagem adicional de Lisa Maria Garza, em Dallas; Jim Forsyth, em San Antonio; Karen Brooks, em Austin; Alex Dobuzinskis e Dan Whitcomb, em Los Angeles)