Militares sírios rompem cerco de dois anos a base aérea, diz TV estatal
BEIRUTE (Reuters) - Soldados sírios abriram caminho até uma base aérea no norte da Síria nesta terça-feira, disse a TV estatal, rompendo um cerco de quase dois anos dos insurgentes do Estado Islâmico no local e liberando o pessoal militar que se abrigava dentro da instalação.
Uma fonte militar próxima ao governo afirmou que o Exército atuava para assegurar a base aérea de Kweires na província de Aleppo, onde soldados e oficiais estavam sob ataque desde 2013.
A TV estatal transmitiu imagens ao vivo da base aérea com um repórter emotivo e ofegante anunciando a notícia. O canal tocou músicas triunfantes e passou imagens de arquivo de exercícios militares.
"Nós, os heróis de Kweires, estamos agora festejando com os nossos irmãos essa vitória”, declarou um dos soldados liberados à TV estatal, via telefone.
"Dedicamos essa vitória ao presidente Bashar al-Assad e lhe prometemos que vamos continuar lutando até toda a Síria ser libertada. Não vamos ajoelhar para o Daesh”, afirmou ele, usando um nome árabe para o Estado Islâmico.
Segundo a fonte militar, centenas de soldados foram libertados do cerco.
O grupo Observatório Sírio para os Direitos Humanos, com base no Reino Unido, também relatou que tropas haviam alcançado a base aérea e “rompido o cerco”.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.