Topo

Combater mudança climática é imperativo econômico e de segurança, diz Obama

01/12/2015 17h51

PARIS (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta terça-feira que o mundo precisa de um acordo duradouro para combater as mudanças climáticas e que vai buscar um pacto para impulsionar economias, assim como ajudar o meio ambiente.

Um forte pacto climático enviaria um sinal a pesquisadores e investidores de que a mudança é necessária e irá estimular a inovação energética, disse Obama em uma entrevista coletiva na cúpula climática global da Organização das Nações Unidas (ONU), em Paris.

Obama afirmou esperar que os Estados Unidos possam manter seus compromissos relacionados ao clima para ajudar outros países a atingir suas metas de energia.

"Ainda precisamos de um acordo em Paris", disse Obama. "Então, meu foco é ter certeza de que os EUA sejam um líder no esforço de levar para casa um acordo bem-sucedido."

O presidente norte-americano disse que o aumento dos níveis dos mares e o aquecimento global levariam a perdas de recursos econômicos.

"Este é um imperativo econômico e de segurança que temos que enfrentar agora", acrescentou.

"Se deixarmos o mundo continuar aquecendo rapidamente como está e os níveis dos mares subindo como estão e os padrões climáticos mudando de maneiras inesperadas, então teremos que dedicar mais e mais e mais dos nossos recursos econômicos não para oportunidades do nosso povo, mas para se adaptar às várias consequências das mudanças climáticas", acrescentou.

(Reportagem de Jeff Mason e Lisa Lambert)