Topo

Japão espera crescimento nominal do PIB de 3,1% no ano fiscal de 2016, dizem fontes

Por Takashi Umekawa e Stanley White
Imagem: Por Takashi Umekawa e Stanley White

16/12/2015 09h28

Por Takashi Umekawa e Stanley White

TÓQUIO (Reuters) - O governo do Japão está a caminho de elevar sua previsão de crescimento econômico para o próximo ano fiscal com a suposição de que os consumidores vão intensificar os gastos, mas alguns economistas estão preocupados que os números confiam em expectativas irreais dos ganhos de salário.

O governo deve projetar o crescimento econômico nominal de 3,1 por cento para o ano fiscal encerrado em março de 2017, disseram fontes governamentais à Reuters nesta quarta-feira. Este será um aumento da previsão de crescimento anterior de 2,9 por cento divulgada em julho.

O governo vai deixar a previsão de crescimento econômico real para o próximo ano fiscal inalterada em 1,7 por cento, disseram as fontes.

As projeções são usadas para calcular o orçamento do próximo ano fiscal, mas o governo pode estar se colocando em uma situação de decepção futura, já que os salários e gastos do consumidor parecem a caminho de crescer a um ritmo muito menor do que ele espera.

"Nós esperamos ganhos mais moderados no consumo. A chave verdadeira são os salários, mas os sindicados trabalhistas não parecem ter muito ímpeto para as negociações salariais anuais no próximo ano", disse o economista sênior do BNP Paribas Securities Hiroshi Shiraishi.