Topo

Principal assessora de comunicação de Trump irá renunciar, diz Casa Branca

Mandel Ngan/AFP
Imagem: Mandel Ngan/AFP

Steve Holland

28/02/2018 20h04

Hope Hicks, uma das assessoras há mais tempo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está renunciando de seu cargo como diretora de comunicações da Casa Branca, disse nesta quarta-feira (28) a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders.

Segundo Sanders, o momento exato da saída de Hicks é incerto. Ela também disse que a demissão possui relação com seu depoimento para um comitê do Congresso na terça-feira (27) sobre uma investigação acerca de envolvimento russo na eleição norte-americana de 2016.

Ela deve deixar o cargo nas próximas semanas.

Hicks, 29, esteve em uma controvérsia envolvendo o ex-secretário da Casa Branca Rob Porter, com quem estava namorando. Ela defendeu Porter quando acusações de abusos domésticos contra suas duas ex-mulheres surgiram. Porter foi forçado a se demitir.

Ela foi uma das primeiras pessoas contratadas pelo então empresário Trump quando ele começou sua campanha à Presidência e é uma de suas assessoras de maior confiança. Assessores disseram que ela havia conversado com o presidente e lhe dito que gostaria de sair, para que pudesse começar a explorar oportunidades fora da Casa Branca.

"Hope é incrível e fez ótimo trabalho nos últimos três anos. Ela é inteligente e cheia de ideias, uma grande pessoa", disse Trump em comunicado divulgado pela Casa Branca. "Eu sentirei falta de tê-la ao meu lado, mas quando ela falou comigo sobre buscar outras oportunidades, eu entendi totalmente. Tenho certeza que iremos trabalhar juntos novamente no futuro."

Na terça-feira, Hicks se negou a responder perguntas sobre o governo feitas por membros do Comitê de Inteligência da Câmara dos Deputados dos EUA, que investiga a Rússia e a eleição norte-americana de 2016, disseram parlamentares. Hicks foi porta-voz de Trump durante a campanha.

O chefe de gabinete da Casa Branca, John Kelly, disse em comunicado sobre Hicks: "Dizer que ela fará falta é um fato".