Topo

Tumbas com gatos mumificados são descobertas no Egito

10.nov.2018 - Gatos mumificados encontrados em tumbas no Egito - Nariman El-Mofty/AP
10.nov.2018 - Gatos mumificados encontrados em tumbas no Egito Imagem: Nariman El-Mofty/AP

10/11/2018 18h41

No Egito Antigo, os gatos eram venerados como animais sagrados. Milhares de anos depois, arqueólogos descobrem tumbas com felinos mumificados. No último sábado (10), autoridades egípcias encontraram sete tumbas de faraós em Saggara, perto da capital Cairo. Quatro delas datam de mais de 6000 anos, informaram.

A descoberta ocorreu "em torno de uma área rochosa perto do complexo funerário de Userkaf na necrópole (real) de Saqqara", que era a capital do Reino Antigo, informou o ministro egípcio das Antiguidades, Khaled El Enany. Segundo ele, três dessas tumbas "datam do tempo do Novo Império e foram usados como uma necrópole para gatos".

Leia também: 

As outras quatro tumbas remontam ao tempo do Antigo Império (4.300 anos a.C.), "das quais a mais importante é a de Jufu-Imhat, guardião dos edifícios pertencentes ao palácio real, datando do final da Quinta Dinastia e do início do VI", segundo o ministro.

Saqqara é uma vasta necrópole da região da antiga Memphis, onde incontáveis tumbas e os primeiros faraós foram encontrados.

Tumba de gatos no Egito - Ministério das Antiguidades do Egito / Reprodução - Ministério das Antiguidades do Egito / Reprodução
Gatos mumificados são encontrados no Egito
Imagem: Ministério das Antiguidades do Egito / Reprodução

Deusa gata e besouros mumificados

O secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades, Mostafa Waziri, disse que a missão egípcia, que funciona no local desde abril, também encontrou os primeiros besouros mumificados descobertos na necrópole de Memphis. Dois grandes insetos foram descobertos dentro de uma tumba retangular em pedra calcária, disse ele.

Outra coleção de besouros foi descoberta dentro de um túmulo quadrado, em calcário com um besouro pintado de preto.

Além disso, dezenas de gatos mumificados foram descobertos, bem como 100 estátuas de gatos em madeira dourada e uma estátua de bronze, dedicada à deusa gata, Bastet.

A missão também encontrou uma coleção de estátuas em madeira dourada representando um leão, uma vaca e um falcão, de acordo com Waziri.