Topo

Brasil tem coleta total de esgoto em apenas cinco das cem maiores cidades

16/08/2012 17h01

A coleta de esgoto chega a todos os domicílios apenas em cinco das cem maiores cidades brasileiras: Belo Horizonte, Santos, Jundiaí, Franca e Piracicaba. Já o tratamento de esgoto não chega a todos os domicílios em nenhuma das cem maiores cidades. Os dados fazem parte do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento Básico (SNIS), do Ministério das Cidades, e são referentes a 2010.

Os dados mostram que 54% da população brasileira não possui coleta de esgoto e que 38% do esgoto é tratado. A água encanada chega a 81% da população, enquanto a perda no sistema --causada por vazamentos e ligações irregulares-- chega a 36%.

Segundo ranking elaborado pelo Instituto Trata Brasil, divulgado nesta quinta-feira (16), as cidades que possuem os melhores serviços de saneamento estão localizadas nos Estados de São Paulo (Santos, Franca, Jundiaí, Sorocaba e Limeira); Minas Gerais (Uberlândia e Uberaba); Paraná (Maringá e Londrina); e Rio de Janeiro (Niterói).

Já as piores do ranking estão concentradas nas regiões Norte (Santarém, Ananindeua, Porto Velho e Macapá) e Nordeste (Jaboatão dos Guararapes). O ranking do Trata Brasil leva em consideração o nível de cobertura de água, esgoto e tratamento de esgoto, além de investimentos para ampliação dos serviços e redução da perda de água.

Das cem maiores cidades, 40 tratam menos de 20% do esgoto gerado e somente seis tratam mais de 80%. "O fato positivo foi que as cem cidades tiveram um milhão de novas ligações de esgoto em 2011", reforça o presidente do Trata Brasil, Édison Carlos. Ele lembra, no entanto, que o volume de investimentos anual é insuficiente para atingir a meta do governo federal de universalizar os serviços de água e esgoto até 2030. "No ritmo que vamos só devemos conseguir isso em 2050", prevê.