Topo

Gilberto Carvalho rebate acusação de que PT loteia cargos

28/01/2013 14h20

O ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, rebateu nesta segunda-feira afirmações sobre o modo de governar do PT, o que inclui o loteamento de cargos no governo a aliados políticos.

"Não podemos aceitar a pecha de que o PT inventou a boquinha", afirmou em discurso durante encontro de prefeitos petistas realizado em um hotel em Brasília.

Segundo Carvalho, o partido precisa focar nas suas gestões em todo o país e ao mesmo tempo entrar em um debate político com a oposição e a imprensa, que têm um discurso contra o PT. Aos prefeitos, o ministro também destacou os avanços promovidos pela sigla no Executivo federal.

"O PT e os partidos aliados é que conseguiram aqui em Brasília fazer funcionar para valer a Polícia Federal, criaram a CGU [Controladoria Geral da União]. Porque entendemos que é preciso ter transparência no Estado, inclusive quando dói na própria carne", declarou em entrevista a jornalistas após participar do evento.

Carvalho fez menção à punição de membros da cúpula petista no julgamento do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal. Para ele, a condenação dos deputados José Genoino e João Paulo Cunha (PT-SP) e do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu significou "cortar na própria carne". "Cortar na própria carne é ter tido a coragem de dar liberdade para que as instituições de Estado agissem mesmo contra companheiros nossos", disse.

O ministro afirmou que a punição de aliados "não acontecia no passado", numa referência às gestões anteriores, do PSDB. "Houve uma privataria que nunca foi punida. Houve a compra de uma reeleição que nunca foi punida. E agora os erros que foram praticados por todas as pessoas, inclusive pelas nossas, são punidas. Isso é o que eu chamo de cortar na própria carne", concluiu.

O evento da manhã desta segunda antecede a realização do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, que começa nesta tarde. O encontro nacional de prefeitos, promovido pelo governo federal, tem o objetivo de debater experiências exitosas na execução de políticas públicas em diversos municípios do país. Consórcios públicos considerados bem-sucedidos também serão debatidos e estudados em mesas-redondas.

(Daniela Martins / Valor)