Cultos e missas na pandemia

De "lição de Jesus" a "vindo de Marte": frases do julgamento do STF

Por Ana Caratchuk

O plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) começou a deliberar hoje sobre a liberação da realização de missas e cultos presenciais durante a vigência de medidas de restrição devido à pandemia no país.
J F/ Pixabay

A sessão foi suspensa após o voto do relator, ministro Gilmar Mendes, que defendeu que os templos religiosos permaneçam temporariamente fechados. Os ministros voltarão a debater o assunto amanhã. Na sessão, também tiveram a palavra entidades e partes do processo.

Fellipe Sampaio /SCO/STF

Medidas de toque de recolher são incompatíveis com o Estado Democrático de Direito, é medida de repressão própria a estados autoritários.

André Mendonça,
Advogado-Geral da União
Edu Andrade/Fatopress/Estadão Conteúdo

Não há cristianismo sem vida em comunidade, sem a casa de Deus e sem o dia do Senhor. Os verdadeiros cristãos não estão dispostos jamais a matar por sua fé, mas estão sempre dispostos a morrer para garantir a liberdade de religião e de culto.

André Mendonça,
Advogado-Geral da União
Isac Nóbrega/PR

Sem vida, não há liberdade religiosa e não há direito assegurado (...). As restrições não impedem a atividade religiosa. Elas apenas conformam o direito a uma pandemia.

Rodrigo Menicucci,
Procurador do estado de São Paulo
Reprodução

Para aqueles que hoje votarão pelo fechamento da Casa do Senhor, cito Lucas 23:34: 'Então, ele ergeu os olhos para o céu e disse: 'Pai, perdoa-lhes, pois eles não sabem o que fazem'.

Luiz Gustavo Pereira da Cunha,
Advogado do PTB
Reprodução

Nossa missão, como juízes constitucionais, além de guardar a constituição, é lutar pela vida e pela esperança. Eu repugno essa invocação graciosa da lição de Jesus.

Luiz Fux,
Presidente do STF, em resposta a advogado do PTB
Nelson Jr./SCO/STF

Como estão nossos ônibus, nossos trens, nosso transporte aéreo? Nossas secretárias do lar continuam a passar duas horas nos ônibus, trens e metrôs superlotados para estarem nos servindo em nossos lares.

André Mendonça,
Advogado-Geral da União
Pedro Ladeira;Folhapress

Quando sua Excelência fala dos problemas nos transportes no Brasil, e fala do problema do transporte aéreo, eu poderia ter entendido que sua Excelência teria vindo agora para a tribuna do Supremo de uma viagem a Marte.

Gilmar Mendes,
Ministro do STF, em referência irônica a declarações de Mendonça
Fellipe Sampaio /SCO/STF

A restrição temporária de frequentar eventos religiosos públicos traduz ou promove dissimuladamente alguma religião? (...) A resposta me parece a de ser definitivamente negativa.

Gilmar Mendes,
Ministro do STF
Kleyton Amorim/UOL
Publicado em 07 de abril de 2021.
Edição: Clarice Cardoso.