Peixe sem rosto e porco do mar: criaturas que resistem na zona do Titanic

Por Giacomo Vicenzo

A Guarda Costeira dos EUA anunciou a morte de todos os ocupantes do submersível Titan da OceanGate, que possivelmente implodiu em sua expedição marítima por uma ruptura no casco.

Reprodução / OceanGate

O veículo tinha como destino as profundezas do oceano, onde estão os restos do naufrágio do Titanic - a uma profundidade de cerca de 3.800 metros.

OceanGate Expeditions/Divulgação via REUTERS

Além disso, a conhecida zona da meia-noite, local em que a luz solar não penetra e a pressão é 376 vezes maior que a da atmosfera da Terra (ao menos na terra firme).

OceanGate Expeditions/Handout via REUTERS

Nessa marca, as profundezas gélidas e a escuridão completa são mortais para os humanos, sobretudo pela pressão que é exercida de todos os lados.

Divulgação/OceanGate Expeditions

É como esmagar o corpo, o que ocasionaria um colapso total de diversos órgãos vitais.

22.jun.2023 - Matt Mills McKnight/Reuters

No entanto, o que para nós é um ambiente desafiador, é o habitat comum de animais que vivem nessa escuridão, resistem muito bem à pressão e, inclusive - alguns geram a própria "luz".

22.jun.2023 - Brian Snyder/Reuters

Conheça algumas dessas criaturas das profundezas a seguir:

Reprodução / OceanGate

Peixe com sistema anticongelante

Seu corpo tem uma proteína anticongelante que lhe permite nadar em águas com temperaturas abaixo de 0º e ainda assim se manter ativa e com os órgãos em perfeitas condições.
Reprodução

O porco do abismo

O porco-do-mar (scotoplanes) vive na chamada zona abissal, local abaixo de 4 mil metros, em que a temperatura é congelante e poucos animais podem viver. Ele se alimenta de animais mortos e de outras matérias em decomposição.
Monterey Bay Aquarium Research I/Wikimedia Commons

Tubarão gigante e raro

O tubarão-boca-grande (Megachasma pelagios) foi avistado poucas vezes e é considerado uma espécie rara. Alguns podem atingir até sete metros de comprimento e mais de uma tonelada.
Reprodução

Um monstro das profundezas

De aparência assustadora, os fangtooths (Anoplogaster cornuta) são peixes que vivem nas profundezas, com grandes e afiados dentes, eles capazes de predar animais grandes.
Danté Fenolio

O peixe sem rosto

Esses animais vivem a mais de 5 mil metros de profundidade e são um dos poucos seres vivos que resistem à alta pressão dessa zona.
Divulgação
Publicado em 31 de julho de 2024.

Veja Também