Questão do Enem confunde candidatos: Uma questão de matemática do Enem gerou dúvidas entre candidatos que acharam que faltavam dados no enunciado, mas os dados estavam completos.
Reprodução/X/@panciericalixto
Localização da questão: A questão era a número 164 no caderno amarelo, 147 no cinza, 155 no verde e 137 no azul.
Rafaela Araújo/Folhapress
Correção e dificuldade: Professores afirmaram que a questão não estava entre as mais difíceis da prova; a resposta correta era a alternativa B) 5.
Reprodução/X/@panciericalixto
Enunciado da questão: O problema descrevia que um estudante, ao calcular a média de suas notas em 4 provas, dividiu erroneamente a soma por 5, resultando em uma média 1 unidade menor.
Método de resolução (Opção 1): Professores Bruno Prevideli e Juan Carlo Perete usaram um método onde a soma das notas é representada por S e a média correta por M.
m-imagephotography/Getty Images/iStockphoto
Primeira resolução passo a passo: O enunciado leva às equações S/4 = M e S/5 = M - 1. Resolvendo, chega-se a M = 5.
Método de resolução (Opção 2): Professores Ademar Celedônio e Giuseppe Nobilioni apresentaram outra abordagem, onde S representa a soma e usa-se apenas S/4 e S/5 para calcular.
Segunda resolução passo a passo: Com S/4 = S/5 + 1, encontra-se que S = 20 e, portanto, a média correta M = 5.
Marcos Santos/USP Imagens
Dica para resolver: Celedônio sugeriu que era possível testar as alternativas diretamente na equação para chegar à resposta correta, opção B.
Natureza da questão: Segundo os professores, a questão envolvia aritmética simples e era possível resolvê-la rapidamente com uma abordagem lógica, apesar da confusão inicial.
Reprodução/X/@panciericalixto
Para saber mais, acesse UOL Notícias.
Reprodução/X/@panciericalixto