Ao vivo

Eleições nos Estados Unidos: siga notícias e apuração ao vivo nos EUA

Dois trabalhadores eleitorais morrem em enchentes no Missouri

Dois trabalhadores eleitorais morreram nesta terça (5), dia das eleições nos Estados Unidos, em consequência das enchentes que atingiram o estado de Missouri na última madrugada. Segundo informações divulgadas pela CNN, as vítimas eram um homem de 70 anos e uma mulher de 73. Ambas dirigiam veículos que foram arrastados pela inundação do rio Beaver Creek, no condado de Wright, por volta das 4h30. Os corpos foram encontrados mais de quatro horas depois, conforme divulgado pela patrulha rodoviária do estado norte-americano.

Como estamos?

As projeções de vitória estão saindo, mas não há um líder claro. A vice-presidente Kamala Harris venceu em Maryland e em três estados da Nova Inglaterra, enquanto as vitórias do ex-presidente Donald J. Trump incluem a Flórida. A maioria dos locais de votação está fechada na Geórgia, Carolina do Norte, Pensilvânia e Michigan, quatro estados decisivos. Não foram relatados problemas generalizados nas votações, embora várias ameaças de bomba, nenhuma considerada verdadeira, tenham interrompido a votação em algumas áreas.

ANGELA WEISS, KAMIL KRZACZYNSKI / AFP
ANGELA WEISS, KAMIL KRZACZYNSKI / AFP

Vitória de Kamala é projetada em Massachusetts, Maryland e Washington D.C.

A vice-presidente Kamala Harris venceu em Massachusetts na terça-feira, de acordo com as projeções baseadas nos votos já apurados, continuando uma sequência de vitórias de décadas para os candidatos presidenciais democratas no estado. A vitória de Kamala também é projetada em Maryland (10 votos no colégio eleitoral) e Washington D.C. (3 votos).

Trump vence em mais 6 estados, indicam projeções

As projeções indicam vitória de Donald Trump nos estados de Alabama, Flórida, Tennessee, Oklahoma, Missouri e Carolina do Sul. O estado de Missouri tem 10 votos no colégio eleitoral. Oklahoma tem 7 votos, Alabama tem 9 votos, Tennessee tem 11 votos, a Flórida tem 30 votos e a Carolina do Sul tem 9 votos no colégio eleitoral. Trump venceu em todos os seis estados nas eleições de 2020.

Kamala e Trump pedem a eleitores que sigam na fila antes do fechamento das urnas

Os candidatos à Presidência dos Estados Unidos, Kamala Harris e Donald Trump, divulgaram em suas redes sociais na noite desta terça-feira (5), apelos para que os eleitores se mantenham nas filas e votem antes que os locais de votação fechem. "Se você está na fila antes das urnas fecharem, continue. É seu direito fazer sua voz ser ouvida", escreveu Harris no X. Já Trump, afirmou em vídeo postado na plataforma Truth Social: "Não deixem que tirem você da fila, vote, siga na fila, eles não podem fazer nada sobre isso. Nós ganharemos grande".

Urnas fecham na crucial Pensilvânia e mais 16 estados

A votação acaba de terminar em mais de uma dúzia de estados, incluindo a Pensilvânia, considerada talvez o estado decisivo mais vital para determinar o resultado da eleição presidencial. As urnas foram fechadas às 22h de Brasília também no Alabama, Connecticut, Delaware, Illinois, Maine, Maryland, Massachusetts, Mississippi, Missouri, Nova Jersey, Oklahoma, Rhode Island, Tennessee e Washington, D.C. A votação também foi encerrada às 21h30 em condados da Flórida e New Hampshire que permaneceram abertos além das 21h. Às 22h30 as urnas serão fechadas em Arkansas.

Vitória de Trump é projetada na Virgínia Ocidental

O ex-presidente Donald Trump venceu na Virgínia Ocidental pelo terceiro ciclo eleitoral presidencial consecutivo, de acordo com projeções antes da finalização da apuração dos votos. A vitória adiciona quatro votos eleitorais à contagem do ex-presidente. A Virgínia Ocidental tem um voto eleitoral a menos neste ciclo, após perder uma cadeira no Congresso após o censo de 2020. O estado é um dos apenas dois onde Trump venceu todos os condados em 2016 e 2020. Nenhum democrata venceu a eleição presidencial na Virgínia Ocidental desde Bill Clinton em 1996. Os republicanos controlam todos os cargos eletivos partidários em nível estadual na Virgínia Ocidental.

Votação é encerrada em mais três estados

As urnas foram fechadas em três estados americanos: Carolina do Norte, Ohio e Virgínia Ocidental. A Carolina do Norte é um dos estados decisivos nas eleições americanas.

Projeções apontam vitória de Trump em Indiana; veja a apuração

O candidato republicano, Donald Trump, foi declarado vencedor no estado de Indiana e conquistou 11 delegados na corrida presidencial dos Estados Unidos. A vitória foi projetada pelo consórcio de veículos de mídia norte-americanos, apesar de os votos totais ainda não terem sido contabilizados. O estado, tradicionalmente conservador, onde os republicanos ocupam o cargo de governador há 20 anos, votou em Trump em suas três disputas pela Casa Branca. Em 2016, no ano em que conquistou a presidência, e novamente em 2020, Trump obteve 57% dos votos do estado.

Máquinas de duas regiões de Iowa têm problemas; estado pode ser decisivo

As máquinas de votação em algumas sessões eleitorais no condado de Story, no centro, e na cidade de Ames, ambas no estado de Iowa, estão apresentando problemas. A situação pode atrasar a divulgação dos resultados, segundo a AP (Associated Press). As mulheres do estado podem decidir a eleição a favor da democrata Kamala Harris. A auditoria do condado relatou que as máquinas não liam "certos estilos de cédulas". Haverá uma recontagem administrativa para os locais de votação impactados. Apesar de testes nas máquinas, a causa do problema técnico ainda é desconhecida. Uma pesquisa divulgada no sábado (2) mostra a democrata Kamala Harris à frente em Iowa, impulsionada pelo voto feminino.

Juiz dos EUA nega tentativa de republicanos de bloquear votos de ausentes na Geórgia

Um juiz dos EUA negou nesta terça-feira uma tentativa dos republicanos de impedir que sete condados no estado crucial da Geórgia aceitassem votos de pessoas ausentes, criticando os advogados do partido pelo que chamou de discriminação contra opositores políticos. O Comitê Nacional Republicano processou sete condados por permitir que os eleitores entregassem votos de ausentes no fim de semana e na segunda-feira. O comitê afirma que o período de votação antecipada deveria ter sido encerrado na sexta-feira. O juiz distrital Stan Baker disse que os condados alvos dos republicanos haviam votado majoritariamente em democratas em eleições anteriores e negou o pedido.

Projeções: Trump leva Kentucky, e Kamala fica com Vermont

O candidato republicano, Donald Trump, foi declarado vencedor no estado do Kentucky e conquistou 8 delegados na corrida presidencial dos Estados Unidos. A vitória foi projetada pelo consórcio de veículos de mídia norte-americanos, apesar de os votos totais ainda não terem sido contabilizados. Kentucky tem sido consistentemente republicano desde a década de 1950. A candidata democrata, Kamala Harris, foi declarada vencedora no estado de Vermont e conquistou 3 delegados na corrida presidencial dos Estados Unidos. A vitória dela também foi projetada pelo consórcio de veículos de mídia norte-americanos, apesar de os votos totais ainda não terem sido contabilizados. Vermont, que tem três votos no colégio eleitoral, tem sido consistentemente a favor dos democratas nas últimas eleições presidenciais. Desde que elegeu Bill Clinton em 1992, o estado do nordeste dos EUA tem sido considerado um reduto seguro para o Partido Democrata.

Urnas fecham na Geórgia e em outros cinco estados

A votação foi encerrada em seis estados, incluindo a Geórgia, um dos estados decisivos que provavelmente determinará o vencedor da eleição presidencial. As urnas fecharam às 21h de Brasília na Carolina do Sul, um estado republicano, Vermont, um estado democrata, e Virgínia, que deve votar no Partido Democrata, mas onde há várias disputas por cadeiras na Câmara dos Representantes. As urnas que permaneciam abertas em Kentucky e Indiana, ambos estados republicanos, também foram fechadas. A Geórgia tende a contar os votos rapidamente, por isso podemos conhecer o vencedor antes do final da noite. Joe Biden venceu o estado em 2020 e os democratas conquistaram ambas as cadeiras do Senado, apesar da inclinação historicamente republicana do estado.

Erro humano faz Milwaukee recontar 31 mil cédulas

As autoridades eleitorais de Milwaukee, Wisconsin, disseram que irão recontar cerca de 31 mil das 106 mil cédulas, porque fiscais notaram que as portas que cobrem os controles de 13 máquinas de tabulação no local central de contagem de votos da cidade não estavam devidamente fechadas, conforme relatou a Reuters. Os selos de segurança abaixo das portas ainda estavam no lugar, e não havia evidências de adulteração, disse Jeff Fleming, porta-voz do prefeito de Milwaukee, Cavalier Johnson. Ele afirmou que a recontagem foi realizada "por extrema precaução" e atribuiu o problema a "erro humano".

Stacy Revere/Getty Images/AFP
Stacy Revere/Getty Images/AFP

Ameaças falsas de bomba têm como alvo locais de votação em estados decisivos, diz FBI

Ameaças de bomba falsas, muitas das quais parecem ter origem em domínios de e-mail russos, foram direcionadas a locais de votação em quatro estados decisivos ? Geórgia, Michigan, Arizona e Wisconsin ? informou o FBI na terça-feira, de acordo com a agência de notícias Reuters. "Nenhuma das ameaças foi considerada crível até o momento", disse o FBI em um comunicado, acrescentando que a integridade eleitoral está entre as maiores prioridades da agência. Pelo menos dois locais de votação na Geórgia, alvo das ameaças de bomba falsas, foram brevemente esvaziados na terça-feira. A embaixada russa em Washington afirmou que as insinuações sobre interferência russa são "calúnia maliciosa" e acrescentou: "Gostaríamos de enfatizar que a Rússia não interferiu e não interfere nos assuntos internos de outros países, incluindo os Estados Unidos."