Topo

As ferramentas para o sucesso e o momento para prosperar

Richard Branson

03/11/2011 00h01

Pergunta: Quando é que a sua equipe encontra tempo para obter mais treinamento? Você permite que eles façam isso durante as horas normais de trabalho, ou eles treinam nos fins de semana? Na nossa empresa, nós procuramos encontrar tempo para a educação dos funcionários durante no horário de trabalho.
Hans Cahling, Suécia

Resposta: Garantir que a equipe conte com os instrumentos necessários para ter sucesso em um mercado cada vez mais competitivo e difícil é algo de fundamental para as empresas emergentes e start-ups, da mesma forma que a criação e a manutenção de uma força de trabalho vigorosa e estável – isso muitas vezes significa a diferença entre sucesso e fracasso.

Mas isso pode ser um desafio difícil, já que as empresas que lutam para se estabelecer nas suas áreas de mercado raramente podem se dar ao luxo de conceder tempo extra de treinamento aos seus funcionários – e muitas delas não têm sequer gente suficiente para substituir os trabalhadores ausentes. No entanto, privar os seus funcionários de treinamento se constitui em uma falsa economia. À medida que construir o seu negócio, você fará investimentos em diversas áreas, de forma que ele possa ser aprimorado e crescer; os investimentos na sua equipe deveriam estar no topo da sua lista de prioridades.

Encontrar uma boa solução para isso é algo que o ajudará a consolidar uma boa reputação na sua área. Quase sempre é melhor que a nossa companhia seja conhecida como progressista, altamente focada no treinamento, com flexibilidade para atender às necessidades dos empregados e com a coragem de ficar ao lado deles tanto em tempos de vacas gordas quanto em épocas de dificuldade. Embora agir desta forma possa não ser muito fácil em meio ao atual clima econômico, tal estratégia poderá compensar qualquer dificuldade de curto prazo, já que a sua companhia atrairá alguns dos melhores profissionais da área, e eles o ajudarão a ficar à frente da concorrência.

Na Virgin, nós encorajamos a nossa equipe a reservar certos dias para treinamento e a desenvolver novas qualificações durante o horário de trabalho. Isso não é algo que se possa de fato esperar que os funcionários façam apenas à noite ou aos fins de semana. Uma maneira simples de lidar com o problema do gerenciamento de treinamento no trabalho é desafiar as convenções a respeito de onde e quando isso deve ser feito – convenções que são legados de uma época na qual as limitações da tecnologia de comunicação faziam com que fosse necessário que todos os funcionários trabalhassem no mesmo lugar e ao mesmo tempo. Eu nunca acreditei na teoria de que o melhor trabalho é desempenhado em um escritório específico das 9h às 17h, e talvez você venha a descobrir que esta minha opinião também se aplica à sua equipe.

Atualmente, muita gente pode trabalhar em casa, o que permite a essas pessoas passar mais tempo com as suas famílias. Quem desejar fazer um treinamento extra poderá se beneficiar da flexibilidade que você criar; uma quantidade maior de funcionários estará disponível para ocupar o lugar dos ausentes se os horários de trabalho forem menos regulares. Outra opção que as start-ups podem cogitar são os treinamentos dentro da companhia, ou estágios internos, que podem aprimorar as qualificações dos funcionários sem fazer com que o tamanho da equipe sofra reduções.

No período inicial de operações da Virgin, nós enfrentamos problemas similares relativos a recursos, mas eu estava ansioso por permitir que as pessoas mantivessem um bom equilíbrio entre trabalho e lazer. Eu dei o exemplo ao trabalhar da minha casa ou da minha embarcação, em uma mansão em Holland Park, antes de transformar a nossa residência em um bloco de trabalho. Aquele escritório pegou fogo em 2001, mas eu gosto de pensar que o ambiente familiar ajudou a sustentar a imagem da marca entre os funcionários da companhia e a assegurá-los de que não haveria problema nenhum em trabalhar em casa, se eles precisassem.

Se um funcionário necessitar de um treinamento mais avançado, que exigirá que ele se ausente por períodos mais longos, faça tudo o que estiver ao seu alcance para garantir que isso de fato ocorra, quem sabe recorrendo a opções como trabalho de meio expediente. A situação econômica atual faz com que muita gente não possa se dar ao luxo de ficar algum tempo sem trabalhar. Entretanto, esta é uma área na qual você deveria oferecer à sua equipe mais opções e flexibilidade (outra opção é oferecer “aposentadorias” graduais, para permitir que os funcionários mais velhos reduzam a produção gradualmente, mas ao mesmo tempo se mantenham envolvidos com o trabalho, treinando a próxima geração para assumir as responsabilidades).

Assim que o treinamento do funcionário for concluído, você precisará ajudar essa pessoa a encontrar maneiras de aperfeiçoar as suas habilidades. Na Virgin, nós encorajamos os funcionários a cogitar uma transferência para outra área de negócios da companhia. Se isso não se constituir em uma opção para você, ofereça ao seu empregado tarefas que permitam que ele mostre a todos aquilo que é capaz de fazer.

Quando um funcionário perguntar sobre treinamento extra, não entre em pânico! Respire fundo e comece a trabalhar no sentido de criar soluções. Isso porque tal ambição se constitui em uma oportunidade para aumentar a experiência e o conhecimento da sua equipe e de consolidar a sua companhia como a melhor no ramo – o melhor empregador e um líder do mercado.

(Richard Branson é o fundador do Virgin Group e de companhias como a Virgin Atlantic, Virgin America, Virgin Mobile e Virgin Active. Ele mantém um blog no endereço www.virgin.com/richard-branson/blog. Você pode segui-lo no Twitter no twitter.com/richardbranson. Para se informar mais sobre o Virgin Group, visite o website www.virgin.com.).

(Perguntas de leitores serão respondidas em futuras colunas. Por favor, envie-as em inglês para o e-mail RichardBranson@nytimes.com. Inclua o seu nome, país, endereço de e-mail e o nome do website ou da publicação em que leu a coluna).