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Conheça sete leis da estrada úteis para gerentes em todas as situações

Richard Branson

16/11/2011 00h24

Instruir gerentes seniores pode ser difícil, simplesmente porque eles precisam encontrar um espaço de tempo sem interrupção para rever suas decisões. Assim, todo ano, nós trazemos os gerentes seniores de todo o Virgin Group até minha casa na Ilha Necker, para discutirmos os desafios e oportunidades que enfrentamos. Nós celebramos nossas realizações, refletimos a respeito de nossos erros e discutimos como poderíamos trabalhar melhor juntos.

Em uma sessão liderada por Sally Morgan, uma ex-assessora do primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, que atualmente atua como uma de nossas consultoras, nosso grupo elaborou algumas diretrizes úteis para os gerentes à procura de lições aprendidas nos setores público, privado e sem fins lucrativos. Independente de você estar abrindo uma nova empresa ou liderando uma equipe experiente, esses itens básicos servirão em quase todas as situações.

1. Qual é o plano? Mantenha sua equipe informada

É crucial estabelecer objetivos para cada período de acordo com a direção estratégica de sua empresa –e então assegurar que todos os funcionários saibam a respeito deles.

Sally nos disse que quando estava trabalhando para o governo britânico, todo verão, os ministros nomeados para o Gabinete recebiam uma carta breve de Blair traçando sua abordagem estratégica geral para o ano e estabelecendo objetivos claros para cada ministério.

O Gabinete se reunia por uma semana para discutir esses planos antes dos membros do Parlamento retornarem das férias de verão e tinham a oportunidade de analisar e contestar a abordagem. Depois, a equipe recebia uma carta de Blair todo domingo, que então discutiam em uma reunião na manhã seguinte para decidir as ações-chave.

Comunicar seus objetivos regularmente ajuda a assegurar que sua equipe tenha uma base para tomar suas próprias decisões. É importante que todos se sintam bem-vindos a discutir os objetivos do grupo –esse debate aberto é encorajado– porque todos terão uma responsabilidade coletiva a seguir.

2. Defina as leis da estrada

É importante definir o conjunto central de valores de seu negócio, que você e seus funcionários possam usar como base para tomada de decisões.

Quando avaliamos investimentos e novas direções na Virgin, nós sempre consideramos se os negócios propostos atendem nossos valores centrais, o que nos ajuda a sempre administrar nosso portfólio diverso e manter alguma consistência.

Nós olhamos se o negócio fará algo diferente do que a maioria ou todas as outras empresas no setor; se forneceremos valor real, melhor serviço ao cliente e ainda manteremos o senso de diversão e orgulho que distingue uma boa empresa e de uma ótima empresa. Mais recentemente, nós adicionamos um novo valor central: nós também testamos se um novo negócio terá pernas para seguir para o exterior e se pode ser ampliado dentro de cerca de três anos.

3. Foco, foco, foco

É sempre tentador tentar fazer demais; para gerentes ambiciosos e suas equipes, há sempre projetos demais e tempo insuficiente. Mas organizações bem-sucedidas sabem quais são suas prioridades: elas tratam dos projetos realmente importantes e o restante se encaixa. Analise seu plano estratégico e as leis da estrada e então escolha de acordo.

4. Quem está encarregado? Depende de você

Um bom gerente fornece papéis claros para os membros de sua equipe, o que permite que todos cuidem do trabalho de administrar os negócios. Assim que você fizer suas escolhas, não microgerencie. Se você tem o hábito de intervir e mudar a direção de um grande projeto, seus funcionários aprenderão a ser dependentes de você e nunca atingirão seu potencial pleno.

5. Promova as ideias de seus funcionários

Quando sua equipe tomar uma decisão, você precisa apoiá-la com convicção. Se você simplesmente lançar uma dúvida e permitir que o projeto deles se arraste, sua equipe não terá nem o ímpeto e nem a confiança para dar os próximos passos. Se você insistir em tornar cada grande decisão pessoalmente, você criará uma terrível obstrução.

Não caia na armadilha de pedir por intermináveis relatórios adicionais visando justificar um passo à frente. É sempre melhor agir; é debilitante hesitar.

6. Quando ocorrerem erros, aprenda com eles e siga em frente

É impossível acertar todas as decisões. Quando as coisas derem errado, dedique um tempo a rever juntamente com sua equipe o que aconteceu e aprendam juntos com isso. Mas não debruce demais sobre isso –apenas sacuda o pó e passe para o próximo desafio.

É importante não reformular demais ou se empenhar demais em um projeto na esperança de retardar seu fim. Na Virgin, nós sempre entendemos bem isso –por exemplo, nós conservamos nossas Megastores alguns anos a mais do que deveríamos.

7. Celebre diariamente os sucessos

Quando alguém em sua equipe conseguir um grande sucesso, celebre e conte aos outros. Sucesso frequentemente gera mais sucesso. E isso é algo que deve fazer parte de seu trabalho diário –como eu disse antes, você deve tentar pegar sua equipe fazendo algo certo.

(Richard Branson é o fundador do Virgin Group e de empresas como Virgin Atlantic, Virgin America, Virgin Mobile e Virgin Active. Ele mantém um blog no endereço www.virgin.com/richard-branson/blog. É possível acompanhá-lo no Twitter em twitter.com/richardbranson. Para saber mais sobre o Virgin Group: www.virgin.com.)

(Perguntas dos leitores serão respondidas em futuras colunas. Por favor, as envie para RichardBranson@nytimes.com. Por favor, inclua seu nome, país, endereço de e-mail e nome do site ou publicação onde leu a coluna.)