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Um público fiel está a apenas poucos cliques de distância

Richard Branson

15/03/2012 00h20

P: Qual é a melhor forma de promover nosso blog sobre conservação ambiental no Quênia? Nós queremos ajudar a formar uma geração com consciência ambiental e queremos contatar doadores potenciais.

–Sam Dindi, Quênia

R: A ascensão das redes sociais nos últimos anos e a velocidade com que empresas como Facebook, Twitter e Google estão arrebanhando novos membros têm forçado as empresas e caridades a reavaliarem muitos de seus esforços tradicionais de marketing e relações públicas, se concentrando na formação de um número substancial de seguidores online leais.

A chave para a geração de lealdade e para se destacar em meio ao ruído geral parece envolver a criação de uma voz autêntica. Nos últimos anos eu passei muito tempo com minha equipe de mídia digital, criando conteúdo diverso e interessante para nossas páginas e canais. Eu faço postagem em blogs e tuito quase diariamente, e frequentemente faço o upload de fotos de diversas partes do mundo.

Nossos canais também me ajudaram a divulgar muitos de nossos esforços filantrópicos, como conservação da vida selvagem, descriminalização das drogas, encorajamento do empreendedorismo e combate à mudança climática. Isso ajuda a assegurar que o público e os políticos prestem atenção.

Isso, por sua vez, nos ajuda a elevar o perfil online de nossa marca, que se transforma em benefícios reais para nossas empresas. Quanto mais seguidores a Virgin e eu temos online, mais feedback e informação importante podemos colher para nos dizer se estamos fazendo as coisas certas ou erradas. Nós podemos reagir rapidamente por meio de nossos próprios canais, atingindo uma audiência maior, que inclui nossos melhores clientes e os fãs mais fervorosos.

No passado, eu frequentemente chamava a atenção para nossas empresas por meio de aventuras e façanhas chamativas. Agora, um comentário oportuno em um de nossos canais online pode provocar amplo debate, enquanto um vídeo engraçado ou competição divertida criarão a visibilidade para nossa marca em muitos mercados onde temos pouca ou nenhuma presença. Toda semana eu recebo e-mails de leitores em países como Brasil e Uganda, onde ainda não temos negócios estabelecidos, pedindo para abrirmos filiais em seu país.

Neste ano nós estamos lançando nosso negócio Virgin Mobile na América Latina, por meio de uma série de parcerias com empresas locais. Nossa presença online e o número crescente de seguidores têm ajudado a aumentar o conhecimento da marca e gerar expectativa antes dos lançamentos.

Assim, como Sam e outros novos empreendedores podem ter um impacto? Para aqueles que estão tentando estabelecer uma presença online para uma organização de caridade ou sem fins lucrativos, eu preparei algumas dicas sobre como iniciar sua presença online.

1. Forme seguidores leais por meio da criação de conteúdo interessante e acessível. Isso toma tempo, mas é crucial para manter a audiência interessada. Isso assegurará que seus acionistas prestarão atenção quando chegar a hora de você falar a respeito de sua empresa ou organização.

Sam precisa cuidar para que o tom de seu site seja consistente com seu público alvo – neste caso, a geração mais jovem. Se o foco do blog é a promoção da conservação entre os jovens no Quênia, então assegure para que isso fique evidente em todo artigo. Tente falar sobre tópicos que não apenas os educarão, mas que também sejam relevantes para suas vidas e possam influenciar uma mudança de comportamento.

2. Considere outras fontes de conteúdo. Em alguns casos, você pode decidir contatar blogueiros e convidá-los a se aliarem a você em certos assuntos.

Assim que o tom e o conteúdo do blog do Sam estiverem focados no público alvo, seria bom para ele também analisar uma variedade diversa de outros blogueiros que possam contribuir e aumentar a audiência do site.

3. Procure por organizações parceiras de mentalidade semelhante para ajudá-lo. Provavelmente há outras organizações sem fins lucrativos trabalhando nos mesmos problemas; entre em contato com elas para apresentar suas ideias sobre como combinar ou aumentar os esforços um do outro. Sam poderia contatar empresas e ONGs focadas em questões ambientais e da infância.

4. Crie um fluxo de receita para financiar mais desenvolvimento e promoção de seu site. Isso pode ser tão fácil quanto contratar serviços como o Google AdSense para colocação de anúncios em seu site, visando a geração de alguma renda.

5. Procure doadores potenciais. Por meio de redes sociais, Sam pode chamar a atenção de pessoas para sua causa de caridade – para isso, a Internet provou ser de valor inestimável. Mas quando se tratar de transformar os apoiadores em doadores, não se esqueça de que realmente não há substituto para a interação humana. Sam precisa assegurar que as pessoas tenham alguma forma de interagir e doar em seu site.

6. Assim que você tiver um número suficiente de seguidores e sua iniciativa tiver crescido até virar um sucesso, é uma boa ideia começar a procurar por patrocinadores – empresas, organizações maiores e até mesmo governos. Sam tem uma ótima ideia – a meta de formar uma geração com consciência ambiental no Quênia tem a vantagem chave de conquistar a atenção da muito procurada geração mais jovem. Ter muitos seguidores será atraente para patrocinadores potenciais.

Sam, você escolheu um ótimo nicho! Muitas pessoas no Quênia estão trabalhando arduamente em conservação – até mesmo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente tem sede ali. Apenas não esqueça de que você deve buscar o que lhe interessa e lhe agrada – se o fizer, sua paixão e dedicação aparecerão em tudo o que fizer. (Tradução: George El Khouri Andolfato)