Evento conservador em SC reúne Bolsonaro, Milei e Tarcísio; veja quem vai
Neste fim de semana, o evento CPAC Brasil, congresso conservador focado em nomes e políticos da direita e da extrema direita, acontece em Balneário Camboriú (SC). O presidente argentino Javier Milei e o ex-presidente Jair Bolsonaro são presenças confirmadas.
O que é o evento
O CPAC (Conservative Political Action Conference) reúne instituições e políticos conservadores desde 1974. No Brasil, aconteceu pela primeira vez em outubro de 2019, em São Paulo e, desde então, outras três edições foram realizadas. Neste ano, o evento será em Balneário Camboriú, nos dias 6 e 7 de julho.
O ex-presidente Jair Bolsonaro é um dos nomes confirmados. Seu filho, Jair Renan, será candidato a vereador na cidade do evento. Ele trabalhava como assessor parlamentar no gabinete do senador Jorge Seif (PL) e foi exonerado na última segunda-feira (1°).
Dois governadores estarão presentes: Jorginho Mello (SC) e Tarcísio de Freitas (SP). O prefeito da cidade que sedia o evento, Fabrício Oliveira, também será um dos palestrantes. O convidado para falar sobre segurança pública é o chefe da pasta em São Paulo, Guilherme Derrite. A presença de Tarcísio foi confirmada pela Folha de S. Paulo.
Conservadores de outros países da América Latina também confirmaram a participação na edição brasileira. Entre os políticos e artistas confirmados estão o presidente argentino Javier Milei, o ministro da Justiça e Segurança Pública de El Salvador, Gustavo Villatoro, o presidente do Partido Republicano do Chile, José Antonio Kast e o cantor que tenta o pleito de presidente do México, Eduardo Verástegui.
Presença de Milei pode abalar relação com o Brasil e Mercosul. O governo argentino informou que o presidente não participará da próxima reunião do Mercosul, nos dias 7 e 8 de julho, no Paraguai. A justificativa foi "agenda sobrecarregada".
Confira a lista de deputados e senadores confirmados pelo evento:
- Ana Campagnolo, deputada estadual (PL-SC);
- Bruno Engler, deputado estadual (PL-MG) e pré-candidato à Prefeitura de Belo Horizonte;
- Caroline de Toni, deputada federal (PL-SC);
- Eduardo Bolsonaro, deputado federal (PL-SP);
- Filipe Barros, deputado federal (PL-PR);
- Gustavo Gayer, deputado federal (PL-GO);
- Júlia Zanatta, deputada federal (PL-SC);
- Lucas Bove, deputado estadual (PL-SP);
- Luiz Phellippe de Orléans e Bragança, deputado federal (PL-SP);
- Magno Malta, senador (PL-ES);
- Mário Frias, deputado federal (PL-SP)
- Nikolas Ferreira, deputado federal (PL-MG);
- Ricardo Salles, deputado federal (PL-SP);
- Zucco, deputado federal (PL-RS).
Quem patrocina o evento
Entre os patrocinadores do evento, duas empresas levam o nome Bolsonaro: a adega Vinho Bolsonaro "il Mito" e a gráfica Bolsonaro Store. Além delas, a Aprosoja Mato Grosso (Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso), a Tuboaços da Amazônia, a Camisetas Opressoras, a Granrede Engenharia, a Leone Pavan Empreendimentos e a viação Graciosa.
O evento é organizado pelo Instituto Conservador Liberal. O preço do ingresso para os dois dias de evento é de R$ 249.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.