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Como administrar uma grande empresa como um pequeno negócio

17/05/2012 00h01

Administrar uma grande companhia como se fosse uma empresa pequena, conforme nós fazemos na Virgin, é algo que traz tremendas vantagens.

As pequenas empresas conseguem frequentemente se adaptar rapidamente a mudanças de conjuntura; elas dão um toque pessoal aos serviços prestados aos clientes de uma forma que as grandes multinacionais jamais serão capazes de fazer, e os seus gerentes e líderes podem promover um senso real de comunidade e de lealdade entre os empregados.

Embora essa estrutura e esse estilo de gerenciamento sejam raros no universo das multinacionais, eles se mostraram bastante eficientes para nós, e muitos leitores nos escreveram perguntando como reproduzir isso em suas empresas novas ou estágio de planejamento. A nossa experiência demonstra que algumas características específicas têm que ser inseridas na cultura da sua companhia desde o início, e cultivadas à medida que a empresa for crescendo.

1.Crie uma equipe engajada e promova a moral

Ao dirigir uma pequena empresa, é provável que você próprio seja o responsável por todas as contratações e que você também saiba se os funcionários estão satisfeitos, como está sendo o desempenho deles e quem está pronto para receber uma promoção. Mas, à medida que a empresa for aumentando de tamanho, você terá que delegar essas responsabilidades a outros.

Para administrar uma grande companhia como se fosse um pequeno negócio, você precisa continuar a encontrar maneiras de garantir que os funcionários estejam satisfeitos e engajados no trabalho e que eles não sejam tratados como meras engrenagens de uma máquina. Nós conseguimos fazer isso na Virgin ao atrairmos ótimos profissionais que gostam genuinamente daquilo que fazem --eles não estão lá apenas pelo contracheque.

Além disso, nós frequentemente fazemos as promoções a partir da própria equipe, de forma que os funcionários que demonstraram mais engajamento e visão possam realizar o seu potencial. Os colegas deles e outros funcionários irão vê-los como modelos à medida que subirem na organização. Isso ajuda bastante no que diz respeito à moral.

Contrate pessoas para funções gerenciais baseado no fato de eles se importarem com as pessoas e saberem como motivá-las. Os grandes gerentes sabem quando e como elogiar os outros, e eles acreditam no desenvolvimento dos talentos dos funcionários. Os seus gerentes devem se preocupar tanto com os trabalhadores do departamento de correspondências e vigias quanto com os seus colegas de diretoria.

E, para o dono de uma pequena empresa, não é necessário muito esforço para criar um espírito de equipe --basta fazer um churrasco e fornecer algumas bebidas, e os seus funcionários aproveitarão a oportunidade para falar sobre outras coisas que não sejam referentes ao trabalho. Se você estiver administrando uma grande companhia, encoraje os diretores, gerentes e líderes de equipes a organizar festas para os funcionários.

2. Se seus funcionários estiverem felizes, seus clientes também estarão

Quando o seu negócio é pequeno, você provavelmente conhece pessoalmente vários dos seus clientes. Em tal nível, pode ser fácil tomar decisões com base na situação de cada cliente. Mas, à medida que a empresa aumentar de tamanho, você e os seus funcionários jamais devem perder de vista os seus clientes. Isso pode parecer difícil, mas um grupo de pessoas que apreciam genuinamente o trabalho que fazem e que são chefiadas por gerentes compreensivos e solícitos pode realizar coisas extraordinárias --segundo a nossa experiência, elas sustentam uma tradição empresarial de um excelente serviço aos clientes.

Uma companhia pode ter sucesso ou fracassar baseado na qualidade do serviço que proporciona aos clientes, conforme demonstra a história da Virgin America --a companhia aérea está atualmente no seu quinto ano. Ela demonstrou que, embora inúmeras companhias sejam capazes de comprar um avião e fornecer novos assentos, entretenimento e comida, para que tenham de fato sucesso elas precisarão fornecer aos clientes algo diferente.

Apesar de ser muito menor do que as suas rivais norte-americanas, a nossa companhia aérea conquistou fãs, prêmios e uma fatia do mercado ao se concentrar na experiência do cliente e investir na sua equipe de funcionários. Eu recebo inúmeros e-mails e comentários de passageiros da Virgin America que dizem como ficaram agradavelmente surpresos com o tratamento solícito e amistoso que receberam da nossa equipe.

3. Delegar, delegar, delegar

Esta é uma das habilidades mais importantes que um empresário pode possuir --à medida que você for contratando ótimas pessoas, deixe que elas façam os seus trabalhos. Com o seu exemplo e encorajamento, os gerentes de toda a companhia farão o mesmo, incluindo a permissão para que os funcionários que trabalham na linha de frente utilizem um toque pessoal nos serviços prestados aos clientes. E, quando o seu negócio tiver crescido o suficiente, você precisará largar as rédeas e conceder à sua equipe o poder de administrar a economia e até mesmo de cometer de vez em quando um erro inevitável.

Alguns anos após ter fundado a Virgin, eu decidir trazer bons profissionais para administrar as companhias, mas eu não saí do grupo. Na verdade, o meu trabalho simplesmente sofreu uma modificação. Eu descobri que administrar uma grande companhia como se fosse uma pequena empresa significa apenas que, mesmo quando não for mais o diretor executivo, você terá que continuar contribuindo para a sua companhia (ou as suas companhias) naqueles aspectos mais essenciais, conforme você fazia quando começou o negócio: mantendo-se conectado com a sua equipe e os seus clientes e utilizando aquilo que você aprendeu com eles para pensar a respeito dos próximos desafios para a sua empresa.

Eu visito as minhas empresas do grupo Virgin sempre que posso. Quando estou no avião, converso com todos os passageiros, bato papo com os funcionários e faço anotações. Quando aterrissamos, eu saio com os funcionários à noite para que tomemos alguns drinques juntos. Para mim essa é a melhor maneira de descobrir o que está se passando. Eu faço anotações e apresento novas ideias aos executivos. Se algumas sugestões forem implementadas, elas gerarão muitas outras, que melhorarão a moral e o processo de tomada de decisões, fazendo com que a companhia se torne mais ágil e flexível.