Topo

Comece a defender uma boa causa

Richard Branson

16/05/2013 00h01

Em muitas partes do mundo, a primavera está em flor e as pessoas estão levantando de seus sofás e saindo para as ruas. Esse é o momento perfeito para você e sua equipe começarem a planejar em quais eventos esportivos beneficentes a sua empresa vai se envolver este ano. Mesclar o trabalho voluntário de seus funcionários com esportes e exercícios físicos é ótimo para os negócios e para a comunidade, pois ajuda a ampliar os relacionamentos, a saúde e o moral de todos.

Eu comecei a pensar sobre isso porque tenho viajado muito ultimamente para visitar as empresas do Grupo Virgin e arrecadar dinheiro para a nossa fundação sem fins lucrativos, a Virgin Unite. Essas viagens podem ser muito cansativas, e eu descobri que consigo manter meu nível de energia em alta fazendo exercícios físicos assim que chego ao meu destino.

Andar de bicicleta pelas cidades que eu visito tem sido uma das minhas maneiras favoritas de sair por aí. Por isso, em uma viagem à África do Sul, em março passado, eu participei da corrida de bicicleta Pick n Pay Cape Argus, acompanhado de meu genro Freddie Andrewes e de alguns membros da equipe sênior do Grupo Virgin. Foi um deslumbrante passeio de 109 quilômetros, da Cidade do Cabo até um ponto distante em um parque nacional, e na volta percorremos uma rota diferente. Havia muitas pessoas fazendo o circuito – esse é o maior passeio ciclístico em número de participantes do mundo, com mais de 35 mil ciclistas inscritos em 2013 – e o evento levanta uma grande quantidade de dinheiro para caridade na África do Sul.

O modelo de gestão da corrida é fascinante. Uma pequena equipe trabalha em tempo integral organizando o evento, convencendo empresas a fornecer patrocínios e cobrando as taxas de inscrição dos participantes. Quando a corrida termina, os organizadores doam toda a receita para caridade e começam a organizar o próximo evento com saldo zero em caixa. As empresas que patrocinam o passeio são estimuladas a fornecer apoio financeiro, mas também a pedir que seus funcionários se voluntariem para trabalhar no percurso, o que amplia a conexão entre a sua marca, seus empregados e as causas importantes que o passeio apoia.

Passar o fim de semana fazendo esse passeio levou a nossa equipe a falar sobre como nós, da Virgin, podemos usar o poder do esporte e dos negócios para promover boas causas e arrecadar dinheiro para caridade. Esse passeio também fez com que minha cabeça começasse a trabalhar loucamente: eu comecei a pensar sobre as possibilidades que outros empresários têm de usar esses eventos para provocar um impacto positivo em suas comunidades.

Primeiro, como a nossa experiência mostrou, é importante que todos em sua empresa estejam envolvidos, incluindo a equipe de liderança – ninguém deve ser tão atarefado que não consiga participar. Todo mundo precisa ser capaz de fazer pausas para poder se divertir e fazer exercícios, e sua empresa precisa ter uma força de trabalho saudável, empenhada e criativa para que você consiga ficar à frente da concorrência. Certifique-se de que seus funcionários tenham várias opções: alguns podem querer participar de uma equipe corporativa para competir em uma corrida ou um desafio, outros podem querer ajudar a organizar eventos e outros podem simplesmente querer auxiliar na arrecadação de dinheiro.

Embora alguns de seus concorrentes possam desprezar seus esforços, considerando-os uma mera distração, essa cooperação fora do escritório será fundamental para a construção da cultura de sua empresa, criando uma vantagem competitiva real para os próximos anos – nós da Virgin descobrimos que isso realmente acontece. Nós patrocinamos uma série de grandes eventos esportivos no Reino Unido, como a Maratona de Londres, o passeio Cyclone e o Triatlo de Londres. Todos esses eventos aumentam a visibilidade da marca Virgin de uma forma ou de outra, e mais importante: eles arrecadam dinheiro para caridade e conectam nossas empresas aos mercados e comunidades locais.

Mais do que isso: o trabalho voluntário é capaz de estimular ideias empreendedoras, algumas das quais poderão ser aplicadas ao seu negócio um dia. Um de nossos parceiros na Austrália é o grupo de telefonia móvel e banda larga Optus, e a equipe da empresa, liderada pelo CEO Kevin Russell, acabou de completar o Tour de Cure deste ano, percorrendo mais de 1.500 quilômetros na Austrália – de Adelaide a Canberra e passando pelas Snowy Mountains. O Tour de Cure é um evento ciclístico de caridade que arrecada dinheiro para a conscientização e a prevenção do câncer e para todos os tipos de pesquisa sobre a doença. O evento arrecadou milhões de dólares ao longo dos últimos sete anos, o que é extraordinário considerando-se como ele teve início: com dois caras conversando em um café de Sydney.

O que torna esse passeio de caridade realmente especial é a natureza popular do envolvimento da comunidade ao longo do passeio. Os participantes não apenas aceleraram pelas cidades do percurso. No último passeio, a equipe do Tour de Cure visitou escolas ao longo do trajeto, disseminando para as crianças a mensagem sobre como fazer escolhas saudáveis logo no início da vida, pois, de acordo com pesquisas, um terço dos casos de câncer podem ser prevenidos. Existe uma maneira melhor de se comunicar com as comunidades e saber mais sobre suas preocupações e desafios?

Então, seja um voluntário! Se você for um empresário que administra uma startup ou uma pequena empresa, agora é a hora de começar: quando você está criando seus laços com a comunidade e construindo uma cultura empresarial que se concentra no impacto que seu negócio terá sobre o planeta. Se você organizar seu próprio evento de pequenas dimensões ou se trabalhar em algo que já estiver acontecendo em sua comunidade, esses esforços vão sinalizar a todos que você está construindo uma empresa e um compromisso de longo prazo.