Topo

Nosso lar é onde as oportunidades estão

10/04/2014 00h01

Pergunta: Eu vou terminar o ensino médio (o antigo colegial) nos próximos quatro meses. Durante esse tempo que me resta, eu vou trabalhar em uma de minhas ideias e criar um modelo de negócio.

Originalmente, eu tinha planejado ir para Austin, no Texas, mas depois de conversar com empresários bem-sucedidos, eu comecei a considerar a opção de continuar morando na casa dos meus pais e ir para uma faculdade local para economizar dinheiro.

Relacionadas

O que seria melhor, na sua opinião? Devo ficar com os meus pais enquanto trabalho no lançamento de minha empresa ou devo sair de casa e experimentar um mundo diferente?

- Konnor Kelley

Resposta: Sair de casa e se mudar para longe é uma das etapas mais interessantes e difíceis na vida dos jovens. Pode ser difícil deixar para trás as pessoas que você ama, mas, em algum momento, você terá que sair para o mundo e aprender a ser independente. Para um empreendedor cheio de ideias como você, a escolha do momento certo pode envolver algumas compensações.

Eu fui estudar em um colégio interno quando era jovem, mas sempre me mantive próximo de meus pais e irmãs. Aos 16 anos, quando eu saí da escola para montar meu primeiro negócio, eu me mudei para o porão da casa do meu amigo Johnny Gems, que ficava logo abaixo da azáfama de Edgware Road, em Londres.

O lugar era escuro, úmido e extremamente sujo – mas nós nos divertimos muito. Administrar o nosso próprio negócio, a Student Magazine, enquanto saboreávamos o primeiro gostinho da independência foi algo absolutamente emocionante.

Dito isso, minha mãe sempre ficou de olho em nós nesse período. Ocasionalmente, ela nos trazia cestas de alimentos (nós estávamos sempre com fome) e se certificava de que estávamos tomando banho pelo menos uma vez por semana. Cuidar de mim mesmo desde cedo me ensinou muito, mas eu nunca perdi de vista o quanto meus pais me apoiaram nem quão importante foi esse apoio.

Hoje em dia, minha mãe e eu estamos mais próximos do que nunca, apesar de vivermos em países diferentes. Recentemente, quando ela estava realizando uma sessão de autógrafos em Washington (para o livro “Mum’s the Word: The High-Flying Adventures of Eve Branson” ou “Mãe é a palavra: as bem-sucedidas aventuras de Eve Branson”, em tradução livre), eu fiz uma visita surpresa a ela.

Minha mãe não sabia que eu estava na cidade, e quando apareci bem na frente da fila eu lhe preguei grande um susto. Mas ela me conhece há seis décadas e já deveria ter se acostumado com as minhas surpresas!

Se você estiver pronto para lançar seu negócio em breve, viver com seus pais traria algumas vantagens. É recomendável que você pense em algumas maneiras para economizar dinheiro, uma vez que os problemas de fluxo de caixa matam a maioria das empresas recém-abertas.

Vivendo com seus pais você não teria que pagar aluguel, o que poderia permitir a contratação de alguns ajudantes muito necessários e lhe colocaria no caminho para iniciar a montagem de sua equipe.

Seus pais também poderiam atuar como uma boa caixa de ressonância para os seus planos de negócios. Até hoje eu ainda conto com o Teste da Mãe. Ou seja: antes de abordar potenciais investidores, eu verifico se a minha mãe entende e gosta das minhas ideias.

Mesmo assim, você precisa considerar os benefícios de sair da casa dos seus pais. Viver em uma cidade como Austin, onde você teria a oportunidade de se misturar com outros empresários e outras pessoas criativas, poderia inspirá-lo de maneiras que você não pode prever.

Não é por acaso que as comunidades de empresários existentes em lugares como Austin, São Francisco, Berlim e Londres atraem jovens como você. Quando um monte de mentes imaginativas e cheias de energia se reúnem em um único lugar, grandes ideias surgem. E a vida noturna também é muito divertida!

Além disso, é importante ter em mente o seguinte: tornar-se um empreendedor faz parte de um processo. A esmagadora maioria das tentativas dos empresários para lançar sua primeira empresa falha.

Assim como a segunda e a terceira tentativas também fracassam. Após você ter passado por esse processo algumas vezes – e de ter lidado com a decepção, analisado o que deu errado e, em seguida, relançado seu projeto, construindo sobre o que aprendeu –, será mais provável que sua empresa decole.

Durante esse período de tentativa e erro, no entanto, é provável que você tenha que trabalhar muitas horas seguidas e que você não seja um grande companheiro para quem estiver dividindo a casa com você. Por isso, você deve ter as necessidades dos seus pais em mente enquanto estiver estudando suas opções.

Quer você decida se mudar de casa ou não, eu tenho certeza de que você descobrirá que seus pais sempre te amarão e apoiarão suas decisões. Joan e eu temos muito orgulho de nossos filhos Holly e Sam, pois eles são capazes de caminhar com as próprias pernas.

E também ficamos felizes com o fato de todos nós sempre termos nos mantido muito próximos uns dos outros.

Tradutor: Cláudia Gonçalves

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Nosso lar é onde as oportunidades estão - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas notícias