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Procure um mentor que possa guiá-lo ao sucesso

Richard Branson

19/09/2014 00h01

Não importa o quão inteligente você seja ou o quão brilhante e inovador seja seu conceito de negócio, todo empresário precisa de um bom mentor. Alguém em algum lugar já passou pelo que você está passando e chegou do outro lado cheio de insights valiosos.

Na verdade, a diferença entre um empreendedor promissor e aquele que já está desfrutando de algum sucesso, muitas vezes, se resume a uma boa orientação. Nas fases iniciais de uma empresa, um bom conselho pode ser tão importante quanto um financiamento.

A necessidade de um mentor é óbvia, mas encontrá-lo pode ser uma tarefa muito difícil e desafiadora. Como você encontra a pessoa certa?

Há muitas rotas diferentes, algumas eu descrevi em colunas anteriores. Muitas vezes, você tem que fazer alguma pesquisa. Tente ir a eventos da indústria, como almoços, seminários, palestras e conferências. Junte-se a grupos comunitários --a câmara de comércio local é um ótimo lugar para começar. As câmaras de comércio muitas vezes realizam eventos e reuniões que unem empresários antigos e iniciantes. Converse com as pessoas, ouça suas histórias e busque marcar novos encontros com aqueles ao lado de quem você pode aprender.

Outro ótimo lugar para encontrar o nome de um mentor potencial é a internet. Procure eventos e grupos setoriais específicos no Facebook; assine revistas úteis; siga indivíduos interessantes ou relevantes de sua região no Twitter ou no LinkedIn; em seguida, entre em contato e faça perguntas --como você pode fazer comigo.

Escolha alguém que tenha experiência e conexões dentro de sua área e do seu ramo. Digamos que você esteja na indústria da construção e reforma, você não deve perder seu tempo tentando cortejar um executivo-sênior de uma empresa de engenharia multinacional. Concentre-se em encontrar alguém que começou um empreendimento semelhante ao seu e que compreende os obstáculos e as atribulações de montar um negócio nessa área.

Tenha em mente que um consultor que oferece seu tempo em troca de compensação não é a mesma coisa que um mentor. Embora assessores e consultores possam ser muito úteis, os verdadeiros mentores são eficazes, em parte, porque eles só estão interessados em ajudar os outros a terem sucesso.

Se você ainda não tiver alguém em mente que se encaixe nesse perfil, faça uma lista de pessoas bem-sucedidas em sua comunidade. Há alguém nessa lista que você admira e respeita? Convide-a para almoçar ou para tomar um café, ou simplesmente peça 30 minutos de seu tempo para conversar.

Quando você decidir se aproximar de alguém, certifique-se de que não está indo despreparado: saiba o que você quer perguntar. Explique o que o excita sobre seu produto ou serviço, seja honesto sobre seus medos e peça um feedback.

Raramente é uma boa ideia fazer um pedido de orientação duro e formal, do tipo: “Você poderia ser o meu mentor?” Essa relação floresce por conta própria. A relação de mestre e aprendiz leva tempo para crescer. Por isso, comece pedindo conselhos simples para um determinado projeto ou em relação a algum problema e parta daí.

Quando você encontrar um bom mentor, ele servirá de exemplo, de balizador e, em última instância, será um amigo. Quando dá certo, a orientação é gratificante para ambos. É importante cultivar o relacionamento, portanto encontre maneiras divertidas de se reunir regularmente, mesmo sem uma agenda de negócios.

Meu mentor teve um impacto tão profundo na minha vida e no sucesso da Virgin, que eu sinto que é algo fundamental na jornada de qualquer empresário promissor. Como já escrevi antes, eu atribuo grande parte do sucesso da Virgin Atlantic ao meu relacionamento com o meu próprio mentor, Sir Freddie Laker, o fundador da Laker Airways. Eu não teria chegado a lugar algum na indústria aérea sem sabedoria e os pés no chão de Freddie. Foi ele, na verdade, quem me disse para me tornar a face da empresa --um conselho que influenciou toda a minha abordagem ao negócio.

Se você estiver em uma posição de compartilhar as habilidades que você aprendeu, você deve devolver o conhecimento e também se tornar um mentor. Alcançar o sucesso é um trabalho duro, e as pessoas empreendedoras se beneficiariam de um pouco de ajuda ao longo do caminho.

Como disse certa vez o empresário norte-americano Zig Ziglar: “Um monte de pessoas foram mais longe do que pensavam porque outros disseram que conseguiriam”. Então, saia em busca do mentor certo para ajudá-lo ao longo do caminho para o sucesso.

(Richard Branson é fundador do Virgin Group e de empresas como a Atlantic, Virgin America, Virgin Mobile e Virgin Active. Ele mantém o blog www.virgin.com/richard-branson/blog. Você pode segui-lo no Twitter em twitter.com/richardbranson. Para saber mais sobre o Virgin Group, procure www.virgin.com.)