Doria amplia em quase 70% verba de publicidade

Os recursos previstos pelo governo João Doria (PSDB) com publicidade institucional devem ser 69% maiores no ano que vem. O aumento da verba, sob o comando da Secretaria Especial de Comunicação, assegura também um orçamento mais robusto para a divulgação das ações estaduais em 2022, quando é...

Para diretor da Fiat, vitória 'tardia' no Top of Mind era esperada

No prêmio Top of Mind desse ano, pela primeira vez, a Fiat ultrapassou a Volkswagen e se consagrou como a campeã na categoria Carro. Para o diretor de comunicação da Fiat para a América Latina, João Ciaco, o marco é resultado de um investimento prolongado. "Todo trabalho de construção de...

Com crise, times de marketing político encolhem e aceitam salários menores

O fotógrafo baiano Fernando Lucas, 38, esperou até o último momento antes de embarcar para a áfrica, no início de agosto. Com pelo menos dez anos de atuação em marketing político registrando o dia a dia de candidatos, preferia ter ficado no Brasil neste semestre.

Lava Jato e novas leis eleitorais dão espaço a '2º escalão' de marqueteiros

Estúdios cinematográficos, viagens, imagens feitas em helicópteros, efeitos especiais e profissionais contratados a preço de ouro eram até há pouco tempo parte das maiores campanhas eleitorais no país. No pleito deste ano, porém, a Operação Lava Jato, a crise econômica e a nova legislação...

Faltam limites claros, não vou me arriscar a ir preso, diz marqueteiro

Autor do livro "Como Ganhar Seu Voto?" (editora Signer, 2003), o publicitário André Torretta atua há mais de 20 anos no ramo do marketing político. Pesquisador do comportamento de consumidores e eleitores, ele afirma que há uma tentativa de criminalizar o marketing político como bode expiatório...

Candidatos escondem partidos em propagandas na TV

As propagandas políticas na televisão pararam de dar destaque às siglas dos partidos nas principais campanhas em 2016. Saem de cena os nomes e entram logotipos. Símbolos tradicionais como o tucano do PSDB, a estrela petista e a foice e o martelo dos comunistas também dão lugar a novas estratégias....

Marcas têm de se posicionar para ganhar consumidor, diz líder de agência

Após se tornarem "amigas" dos consumidores nas redes sociais, as marcas estão cada vez mais sendo chamadas a se posicionar diante de questões muitas vezes polêmicas. E não dá para fugir da raia. "Quem quiser ser unanimidade não vai comunicar", defende o executivo Marcio Oliveira, há cinco anos à...

Regras contra corrupção precisam virar cultura, defende publicitário

Depois de se ver no centro das duas grandes investigações de corrupção do país ?Lava Jato e mensalão?, o setor de publicidade tenta agora disseminar uma cultura de boas práticas empresariais. "O arcabouço legal é suficiente. O que precisamos é o maior engajamento das lideranças do setor", disse o...

Promoção com coxinha de 1 kg já dura 2 anos, e padaria vira ponto turístico

Por quanto tempo uma ação de marketing pode render frutos a uma empresa? No caso da Panetteria ZN, por um bom período. Afinal, dois anos após lançar um desafio que ganhou destaque na mídia e em redes sociais, ela continua sendo reconhecida como a “padaria da supercoxinha” e recebendo novos...