Topo

CarnaUOL

Anderson Baltar


Definida ordem de desfiles do Grupo Especial para o Carnaval 2020 do RJ

Desfile da Mangueira - Júlio César Guimarães/UOL
Desfile da Mangueira Imagem: Júlio César Guimarães/UOL
Anderson Baltar

Anderson Baltar é jornalista, formado pela UFRJ e tem 42 anos. Com mais de 15 anos de experiência na mídia carnavalesca, foi assessor de imprensa da União da Ilha e Império Serrano, produtor de Carnaval da TV Globo e trabalhou em coberturas de desfiles nas rádios Manchete e Tupi. Desde 2011, é âncora e coordenador da Rádio Arquibancada, web rádio com programação inteiramente voltada para o Carnaval. Em 2015, lançou o livro "As Primas Sapecas do Samba", ao lado dos também jornalistas Eugênio Leal e Vicente Dattoli.

18/07/2019 21h29

Em plenária realizada na noite de hoje na sede da Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba), foi definida a ordem do desfile do Grupo Especial no Carnaval 2020.

No domingo de Carnaval, os desfiles serão abertos pela Estácio de Sá, campeã do Grupo de Acesso em 2019. Em seguida, as duas primeiras colocadas do último Carnaval estarão na pista: Unidos do Viradouro, a vice-campeã e a campeã Estação Primeira de Mangueira.

A quarta escola a desfilar será a Paraíso do Tuiuti, seguida de Acadêmicos do Grande Rio, União da Ilha do Governador e Portela, que encerrará a noite.

A segunda-feira de Carnaval será aberta pela São Clemente. Em seguida, desfilarão Unidos de Vila Isabel, Acadêmicos do Salgueiro, Unidos da Tijuca, Mocidade Independente de Padre Miguel e Beija-Flor de Nilópolis.

Segundo o regulamento, duas escolas serão rebaixadas para o Grupo de Acesso e uma será promovida. Desta forma, o Grupo Especial em 2021 terá 12 escolas.