Está certo falar baleia orca e urso panda? Um dos dois está errado

Maria Júlia Marques

Do UOL, em São Paulo

Nós temos a impressão de que sabemos identificar os animais e que jamais confundiríamos um golfinho com uma baleia, não é mesmo?

Mas se, por exemplo, te perguntarem quem é o protagonista do filme Free Willy? Você vai responder que é a baleia orca, certo? Errado. Na sua cabeça pode fazer sentido de tanto que você já ouviu as orcas serem chamadas de baleias, mas na verdade (choque-se), a orca é um golfinho.

Pois é, aquele outro famoso filme de 1977, deveria chamar: Orca, o golfinho assassino.

E não é só no caso da orca, existem outros bichos que podem nos confundir. Para não cometer erros, descubra a diferença entre animais parecidos na lista abaixo:

As aparências enganam

Eric Gaillard/Reuters / Sergei Ilnitsky/EFE/EPA
Eric Gaillard/Reuters / Sergei Ilnitsky/EFE/EPA

Orca é baleia?

"Embora pareça esquisito, orca é um golfinho", afirma Eleonore Zulnara Freire Setz, professora do departamento de biologia animal da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). A rigor, baleias são animais que não têm dentes, elas têm cerdas bucais que funcionam como uma peneira (lembra da Dori tentando sair da boca da baleia em "Procurando Nemo"?). Já os golfinhos apresentam dentes, assim como as orcas. As orcas levam a fama de baleia por serem muito grandes -- elas chegam a até 9 metros de comprimento.
Adriano Vizoni - 02.mai.2014/Folhapress
Adriano Vizoni - 02.mai.2014/Folhapress

Touro é boi?

Qual deles é o "marido" da vaca? Nesse caso os animais são iguais, com uma pequena diferença: o boi é o bovino macho que foi castrado e o touro é o macho que continua fértil. Nas criações de gado, o touro é usado para reprodução e na agricultura o boi é usado para arar a terra.
Eduardo Vessoni/UOL/ Wikimedia Commons / Miguelrangeljr / CC BY-SA 3.0
Eduardo Vessoni/UOL/ Wikimedia Commons / Miguelrangeljr / CC BY-SA 3.0

Leopardo é onça?

Se você estiver fugindo de um dos dois na floresta provavelmente não vai notar a diferença, mas eles não são iguais. As onças-pintadas são maiores que os leopardos. Entre os machos, os leopardos pesam até 80 kg e as onças até 120 kg. O jeito mais fácil de os diferenciar é pelas manchas: as onças-pintadas têm rosetas maiores e com pintas no interior, os leopardos têm rosetas mais fechadas e sem pintas no centro. "Além disso, a onça-pintada vive nas florestas das Américas e o leopardo nas savanas africanas", diz Eleonore.
Silvia Izquierdo/AP/ Higashiyama Zoo and Botanical Gardens/AFP
Silvia Izquierdo/AP/ Higashiyama Zoo and Botanical Gardens/AFP

Gorila é macaco?

Gorila não é um macaco exatamente. "Vulgarmente todos os primatas são chamados de macacos, mas é importante ressaltar que existem diferenças", afirma o microbiologista Pedro Ynterian, secretário geral do Projeto GAP, movimento que luta pelos primatas não humanos. Segundo Ynterian, existem diferenças entre primatas inferiores e superiores, e a principal delas é o rabo. "Primatas inferiores têm rabo, e os superiores, como gorilas, orangotangos, chimpanzés e bonobos, não têm rabo", diz Ynterian. Os que têm rabo são considerados macacos e os sem são "primos" primatas um pouco à frente na escala de evolução.
Reprodução
Reprodução

Marreco é pato?

Sim. De acordo com o Carlos Alberts, biólogo da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp (Universidade Estadual Paulista), o marreco é uma espécie de pato. O nome pato é dado para diversas subfamílias da família Antidea. Assim sendo, o marreco é um pato de pequena dimensão com o nome científico de "Anas querquedula". O que o diferencia de outros patos é o bico: os marrecos têm o bico bem liso, enquanto outros patos têm uma saliência perto das narinas.

Em cima do muro

Wu Lixin/Xinhua/ Divulgação/South African Tourism
Wu Lixin/Xinhua/ Divulgação/South African Tourism

Tubarão é peixe?

Os tubarões são considerados peixes cartilaginosos, assim como arraias e quimeras. Todos estão no mesmo grupo por possuíram um esqueleto totalmente formado por cartilagem. Porém, segundo Alberts, os tubarões não são peixes. "O grupo dos peixes cartilaginosos é um grupo falso, que coloca juntos animais distintos que vivem em condições iguais. É um grupo criado e baseado em semelhanças e não no parentesco animal". Para o professor o tubarão se encaixaria em um grupo separado dos peixes, por não ter parentesco próximo.
Raul Arboleda/ AFP/ Roy Toft/National Geographic Creative
Raul Arboleda/ AFP/ Roy Toft/National Geographic Creative

Lobo-Guará é lobo?

Todos concordam que o lobo-guará é da família Canidae. De acordo com Alberts, o animal é muito parecido com os lobos, mas na realidade é uma raposa, ou melhor, uma enorme raposa. "Lobos e raposas são da mesma família, são parecidos, mas a diferença é provada em marcadores moleculares". Estudos moleculares corroboram a hipótese de o lobo-guará ter um ancestral comum exclusivo com a raposa-das-falkland. Mas também existem teses de que o animal tenha parentesco com os cães domésticos e com lobos selvagens. Além disso, existem biólogos que afirmam que ele é distinto: nem lobo nem raposa, apenas guará.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos