Cura da calvície? Estudo sugere produto usado em batata frita do McDonald's

Colaboração para o UOL

  • AFP

    Dimetil polissiloxano é usado em pequenas quantidades no óleo da preparação da batata

    Dimetil polissiloxano é usado em pequenas quantidades no óleo da preparação da batata

Cientistas japoneses podem ter encontrado uma nova forma de tratamento para a calvície. A possibilidade de cura, segundo estudo da Universidade Nacional de Yokohama, no Japão, para tal condição se dá através de um componente químico usado no preparo da batata frita do McDonald's.

O artigo destaca a utilização do dimetil polissiloxano - também conhecido como óleo de silicone - para regenerar os folículos capilares, que têm capacidade de produzir e fazer os cabelos crescerem.

Leia também

Até então, a maior dificuldade na pesquisa para o tratamento contra a queda de cabelo, era restaurar a saúde desses folículos capilares em larga escala. O estudo, divulgado na revista científica "Biomaterials", revelou a bem sucedida preparação de cinco mil folículos transplantados em ratos.

Em alguns dias, os roedores apresentaram o nascimento de pelos de coloração e textura naturais, compatíveis com a espécie.

Divulgação
Ratos ganharam novos pelos, com coloração e textura naturais, em estudo

"Esse método simples é bastante robusto e promissor. Esperamos que essa técnica melhore a terapia regenerativa capilar e ajude na queda de cabelo", afirmou o autor da pesquisa e professor da Universidade Nacional de Yokohama, Junki Fukuda.

De acordo com o cientista, esta abordagem simples de preparação dos folículos capilares poderá melhorar as técnicas atuais de medicina regenerativa do cabelo, principalmente para homens.

De acordo com o McDonald's, o dimetil polissiloxano não está presente como ingrediente em nenhum de seus alimentos. O produto é utilizado em pequenas quantidades no óleo da preparação da batata, para evitar que ele espirre e forme espuma.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos