Topo

Reinaldo Azevedo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Prisão preventiva já para bolsonaristas que atacaram adolescentes em ônibus

Os homens que invadiram o ônibus com os estudantes. Polícia só não os encontrará se não quiser. Justiça tem de decretar preventiva. No último quadro, estudante com o nariz sangrando - Reprodução/Youtube
Os homens que invadiram o ônibus com os estudantes. Polícia só não os encontrará se não quiser. Justiça tem de decretar preventiva. No último quadro, estudante com o nariz sangrando Imagem: Reprodução/Youtube

Colunista do UOL

04/11/2022 04h24

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Ainda há juízes em São Paulo? Ainda há Ministério Público em São Paulo? Ainda há vergonha na cara em São Paulo? Em os havendo, os criminosos que invadiram ontem um ônibus de secundaristas, perto da Rodovia Anhanguera, em Jundiaí, têm de ter a prisão preventiva decretada imediatamente. Os vídeos são de estarrecer e lembram, sim, as milícias nazistas e fascistas.

Explica-se: o ônibus, com secundaristas, passava por um bloqueio organizado pelo banditismo golpista. Um dos estudantes teria feito um "L" com a mão. O grupo invadiu o veículo, com palavrões que não deveriam ser pronunciados por cristãos da "tradicional família brasileira", e socou ao menos dois adolescentes. Um deles sangrou. Outro foi expulso do veículo.

Um dos homens dizia aos berros que estavam fazendo aquilo também pelos jovens. Os casos de agressão se multiplicam Brasil afora. A canalha se sente dona do país e tem tal certeza da impunidade que não teme nem mesmo mostrar a cara.

Sim, seus respectivos rostos são absolutamente identificáveis. O mais exaltado, passado, com certeza, dos 40 — tinha idade para ser pai dos jovens ameaçados e agredidos —, andava por cima dos bancos, pisoteando o que encontrasse pela frente, para fazer valer, então, a sua "autoridade" de fora da lei. E olhem que seu mito perdeu a eleição. Imaginem o que nos aguardaria se tivesse vencido.

DEIXAR PETISTA MORRER
Vazou um áudio em que Ygor José Saraiva, diretor clínico do Hospital Regional de Nova Andradina, no interior de Mato Grosso do Sul, diz: "Se votar no Lula e chegar lá no hospital, vai morrer porque eu não vou ajudar". Como se vê, não se está diante de um médico bolsonarista que põe a sua missão acima da sua ideologia. Ele é um bolsonarista médico, e isso implica que escolheu ser Deus, decidindo quem pode viver ou morrer.

MORTES
No domingo, um bolsonarista encheu a cara em Belo Horizonte e atirou contra pessoas que comemoravam a vitória de Lula. Pedro Henrique Dias Soares, de 28 anos, morreu no local. Luana Rafaela Oliveira Barcelos, de 12 anos, foi internada e morreu na manhã desta quinta.

O assassino é Ruan Nilton da Luz, que está preso. Prestem atenção! No momento da prisão, ele portava:
- uma pistola 9 mm;
- uma pistola 380;
- 15 munições nas armas;
- dois carregadores com 17 munições de 9mm e outro com 15 munições de 380.

Não é tudo. Em sua casa, havia:
- um rifle;
- mais duas pistolas;
- 500 munições de diversos calibres.

Em sua defesa, disse que bebeu demais, que tem problemas de ansiedade e que estava sem tomar remédio havia já um mês. Ah, leitores, vocês acertaram: ele é um dos CACs de que Bolsonaro e os homicidas potenciais Brasil afora tanto se orgulham. O "Mito" transformou o país nesta pocilga moral fascistoide e sangrenta.

CORTE NA CABEÇA
No dia 27, à noite, a jornalista Magalea Mazzioti, de 43 anos, caminhava pelo calçadão da Rua XV de Novembro, no Centro de Curitiba. Ela estava com um adesivo da campanha de Lula. O vídeo impressiona. Um homem a cerca e a atinge na cabeça com um objeto cortante. Não era um assalto. Com o rosto sangrando, ninguém se aproximou ou a socorreu.

COMO VAI SER?
É claro que considero muito importante a forma como Lula vai conseguir recursos para pagar a parcela de R$ 200 do Bolsa Família que não está garantida no Orçamento. Estou igualmente atento às movimentações do Centrão, de Arthur Lira etc. E teremos muito tempo para tratar desse assunto.

Mas a urgência ainda é outra. O espírito fascistoide que anima os milicianos do "Capitão" tem de ser imediatamente punido. A Polícia de São Paulo tem de sair à caça dos três marginais que invadiram o ônibus em Jundiaí. Dada a ação a que se dedicam, a prisão preventiva tem de ser imediatamente decretada para manter a ordem pública. Deixaram evidente que não reconhecem os limites que lhes impõem a ordem legal.

Segue o vídeo que mostra a invasão do ônibus: