Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Como identificar e se proteger do golpe do plantão

02.abr.2025 - A vítima, nesses casos, não é o funcionário, e sim a empresa; o golpista deseja obter senhas e invadir o sistema da empresa onde aquela pessoa trabalha Imagem: Projeto Comprova

Projeto Comprova

02/04/2025 11h04

Golpes virtuais utilizam diversas táticas para chamar a atenção de suas vítimas, frequentemente explorando a urgência, fazendo ofertas tentadoras, propagando informações falsas ou se fazendo passar por entidades conhecidas. O Comprova analisou 11 dos golpes digitais mais comuns. Entenda como golpistas abordam suas vítimas pela internet ou pelo celular, conheça as táticas que utilizam para chamar a sua atenção e saiba como você pode se proteger dessas armadilhas.

Golpe do plantão

Como os golpistas abordam as pessoas: entram em contato com funcionários plantonistas de emprego por telefone ou WhatsApp durante o horário do plantão.

Relacionadas

Que táticas eles usam para chamar a atenção: os golpistas monitoram o funcionamento da empresa e costumam contatar o funcionário no horário de plantão, quando sabem que, em geral, não há outras pessoas para prestar apoio em uma tomada de decisão. Assim, eles se passam pelo chefe do funcionário e solicitam informações.

Qual é o objetivo do golpe: a vítima, nesses casos, não é o funcionário, e sim a empresa - o que o golpista deseja é obter senhas e invadir o sistema da empresa onde aquela pessoa trabalha.

Como se proteger: de acordo com o especialista em segurança digital Paulo Trindade, é preciso ficar atento ao tipo de informações que o funcionário acaba tornando públicas e que, mais tarde, podem servir para o golpista, como fotos dentro da empresa, utilizando o crachá, ao lado de colegas e do próprio chefe. O golpista pode cruzar esses dados com informações do LinkedIn e, em um horário de plantão, se passar pelo chefe da pessoa.

A quem denunciar: casos assim devem ser denunciados à Polícia Civil, à rede social por onde eventualmente houve o contato e à própria empresa, que também deve denunciar o caso às autoridades policiais.

Fontes que consultamos: Para esta checagem, o Comprova conversou com o especialista em segurança digital Paulo Trindade, Onsite Security Services Manager da ISH Tecnologia, utilizou dados do Banco Central e também consultou sites da Febraban, Banco Itaú, Idec, Correios e Serasa.

Desconfiou que é golpe? O Comprova pode ajudar a verificar: O Comprova monitora conteúdos suspeitos publicados em redes sociais e aplicativos de mensagem sobre políticas públicas, eleições e possíveis golpes digitais e abre verificações para os conteúdos duvidosos que mais viralizam. Você também pode sugerir verificações pelo WhatsApp +55 11 97045-4984.

Para se aprofundar mais: Parceiro do Comprova, o Estadão Verifica publicou uma matéria mostrando como criminosos usam inteligência artificial para manipular vídeos de pequenos influenciadores e aplicar golpes nas redes sociais; o UOL Confere mostrou ser falsa a mensagem que falava sobre um sorteio conjunto para prêmios da Claro e da Vivo; a AFP Checamos mostrou que era falso um site que prometia consultar valores a receber usando uma cópia do portal do governo. A Agência Lupa criou um site que mapeia golpes digitais e orienta vítimas de fraudes.

Este conteúdo foi investigado por O Estado de S. Paulo e Alma Preta. A investigação foi verificada por Folha de S. Paulo, O Popular, Tribuna do Norte e Agência Tatu. A checagem foi publicada no site do Projeto Comprova em 02 de abril de 2025.

O Comprova é um projeto integrado por 40 veículos de imprensa brasileiros que descobre, investiga e explica informações suspeitas sobre políticas públicas, eleições presidenciais e a pandemia de covid-19 compartilhadas nas redes sociais ou por aplicativos de mensagens. Envie sua sugestão de verificação pelo WhatsApp no número 11 97045 4984.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Como identificar e se proteger do golpe do plantão - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


UOL Confere