Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


É falso que pesquisa Ipec mostra Bolsonaro na frente de Lula com 46% no JN

19.set.2022 - É falso vídeo que mostra Bolsonaro na liderança da pesquisa Ipec divulgada em 12 de setembro de 2022 - Arte/UOL sobre Reprodução/Facebook
19.set.2022 - É falso vídeo que mostra Bolsonaro na liderança da pesquisa Ipec divulgada em 12 de setembro de 2022 Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

19/09/2022 12h35

É falso que nova pesquisa do Ipec divulgada no Jornal Nacional mostre o presidente Jair Bolsonaro (PL) à frente do ex-chefe do executivo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na corrida eleitoral para a presidência. O vídeo foi adulterado. A gravação verdadeira, apresentada no programa do dia 12 de setembro por William Bonner e Renata Vasconcellos, mostra Lula com 46% das intenções de voto e Bolsonaro com 31%.

Fala de Bonner no vídeo adulterado. "O Ipec divulgou uma nova pesquisa contratada pela TV Globo sobre a intenção de voto para as eleições presidenciais. A disputa segue estável. Jair Bolsonaro tem 46%, e Lula tem 31% das intenções de voto. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos", diz Bonner na versão editada. A fala é acompanhada pela imagem de um gráfico que também exibe os números errados.

A pesquisa verdadeira mostra o resultado oposto: o ex-presidente Lula liderando a disputa com 46% das intenções de voto e Bolsonaro com 31%.

No vídeo adulterado, que já acumula mais de 5,7 mil interações (curtidas, comentários e compartilhamentos) na rede social, a fala seguinte à de William Bonner, de Renata Vasconcellos, também é editada.

Fala distorcida de Vasconcellos no post. "O Ipec perguntou em quem os eleitores votariam no segundo turno entre Lula e Bolsonaro. Na primeira pesquisa, 51% disseram que no segundo turno votariam em Bolsonaro. Depois, 50. 52. Agora, 53. Com a margem de erro, de 51 a 55. 35% declararam que votariam em Lula. Depois, 37. 36. Agora, novamente, 36. Com a margem, de 34 a 38", fala a apresentadora na publicação viral. Assim como a fala de Bonner, a de Vasconcellos é seguida por um gráfico que também mostra os mesmos resultados falsos.

Os dados verdadeiros da pesquisa, também apresentados pelo Jornal Nacional, mostram que Lula tem 53% das intenções de voto no segundo turno.

Outra fala de Bonner é alterada no mesmo vídeo. O material falso exibe novamente imagens de Bonner com um áudio manipulado. "O instituto pediu aos eleitores que avaliassem a administração de Jair Bolsonaro. 43% avaliavam a administração Bolsonaro como ótima ou boa nas três primeiras pesquisas. Agora, 45. Regular, 29%. Depois, 31, 30 e de novo 30. Consideravam a gestão Bolsonaro ruim ou péssima 26%. 24. 25. Agora, 23".

Na realidade 45% avaliam a administração Bolsonaro como ruim ou péssima; 30% avaliaram como ótima/boa e 23% disseram avaliar a administração Bolsonaro como regular.

Renata Vasconcellos também passa por duas edições no post. A imagem corta para Vasconcellos, que na edição falsa, diz: "O instituto perguntou se os brasileiros aprovam ou desaprovam a maneira como Jair Bolsonaro governa o país. 57% aprovavam nas três primeiras pesquisas." O vídeo falso acaba com essa frase.

Os dados reais da pesquisa apontam que 59% desaprovam a forma de Bolsonaro governar.

A colunista Cristina Tardáguila já checou outra edição de pesquisa do Ipec que trocava as porcentagens de intenção de voto de Lula e Bolsonaro para que o atual presidente ficasse com vantagem sobre o ex-mandatário. Na vez, a informação falsa era trazida na voz de Vasconcellos.

A desinformação também foi checada por Fato ou Fake e Boatos.org.

Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.