Post engana ao usar vídeo de Eduardo Costa de 2018 como se fosse atual
Um vídeo do cantor Eduardo Costa de 2018 circula no Facebook como se fosse recente. Nas imagens, o cantor diz que uma pesquisa da TV Record desmente outras pesquisas eleitorais, e que nela o candidato Jair Bolsonaro aparece com 59% das intenções de voto contra 16% do segundo colocado. Há registros deste mesmo vídeo no Facebook em 6 de outubro de 2018 —antes, portanto, do primeiro turno da eleição presidencial daquele ano, ocorrida em 7 de outubro.
Eduardo Costa se referia então às eleições de 2018. No entanto, não há nenhuma pesquisa contratada pela TV Record que coincida com os números citados pelo cantor.
Além de voltar a circular neste ano de eleições presidenciais, há registros do mesmo vídeo repostado diversas vezes no Facebook em julho de 2021.
As pesquisas. O UOL Confere não encontrou pesquisas com os resultados mencionados pelo cantor divulgadas antes da publicação do vídeo.
Pesquisa anterior ao vídeo não deu o resultado citado. Uma pesquisa RealTime Big Data encomendada pela Record e divulgada no dia 5 de outubro de 2018 apontava Jair Bolsonaro com 40% das intenções de voto (entre votos válidos, isto é, excluindo nulos e brancos) e Fernando Haddad com 28%.
Número citado pelo cantor só aparece após a publicação. Um outro levantamento encomendado pela Record que apontava Jair Bolsonaro com 59% das intenções de voto (entre votos válidos) foi feita pela RealTime Big Data, mas entre os dias 12 e 13 de outubro e divulgada no dia 15 de outubro de 2018, portanto, depois do primeiro turno e depois da publicação do vídeo do cantor Eduardo Costa. A mesma pesquisa mostrava o candidato Fernando Haddad com 41% das intenções de voto.
O que diz o cantor? Procurada, a assessoria de Eduardo Costa não respondeu para esclarecer a qual pesquisa ele se referia em 2018. O vídeo não está em suas redes sociais, mas em páginas de apoiadores de Bolsonaro.
Eduardo Costa e a política. Eduardo Costa defendeu a campanha de Bolsonaro à presidência em 2018. Há fotos dele usando camisas em apoio ao presidente em seu Instagram e no Twitter. Embora tenha criticado o presidente pela condução da pandemia em 2020, Eduardo Costa disse que manterá seu voto em 2022.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.