Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Post engana ao usar vídeo de Eduardo Costa de 2018 como se fosse atual

30.ago.2022 - Vídeo de 2018 do cantor Eduardo Costa circula no Facebook como se fosse atual - Arte/UOL sobre Reprodução Facebook
30.ago.2022 - Vídeo de 2018 do cantor Eduardo Costa circula no Facebook como se fosse atual Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução Facebook

Do UOL, em São Paulo

30/08/2022 18h41

Um vídeo do cantor Eduardo Costa de 2018 circula no Facebook como se fosse recente. Nas imagens, o cantor diz que uma pesquisa da TV Record desmente outras pesquisas eleitorais, e que nela o candidato Jair Bolsonaro aparece com 59% das intenções de voto contra 16% do segundo colocado. Há registros deste mesmo vídeo no Facebook em 6 de outubro de 2018 —antes, portanto, do primeiro turno da eleição presidencial daquele ano, ocorrida em 7 de outubro.

Eduardo Costa se referia então às eleições de 2018. No entanto, não há nenhuma pesquisa contratada pela TV Record que coincida com os números citados pelo cantor.

Além de voltar a circular neste ano de eleições presidenciais, há registros do mesmo vídeo repostado diversas vezes no Facebook em julho de 2021.

As pesquisas. O UOL Confere não encontrou pesquisas com os resultados mencionados pelo cantor divulgadas antes da publicação do vídeo.

Vídeo de Eduardo Costa foi publicado nas redes sociais em 2018 - Reprodução Facebook - Reprodução Facebook
O mesmo vídeo foi publicado no Facebook em outubro de 2018, antes do primeiro turno das eleições gerais daquele ano
Imagem: Reprodução Facebook

Pesquisa anterior ao vídeo não deu o resultado citado. Uma pesquisa RealTime Big Data encomendada pela Record e divulgada no dia 5 de outubro de 2018 apontava Jair Bolsonaro com 40% das intenções de voto (entre votos válidos, isto é, excluindo nulos e brancos) e Fernando Haddad com 28%.

Número citado pelo cantor só aparece após a publicação. Um outro levantamento encomendado pela Record que apontava Jair Bolsonaro com 59% das intenções de voto (entre votos válidos) foi feita pela RealTime Big Data, mas entre os dias 12 e 13 de outubro e divulgada no dia 15 de outubro de 2018, portanto, depois do primeiro turno e depois da publicação do vídeo do cantor Eduardo Costa. A mesma pesquisa mostrava o candidato Fernando Haddad com 41% das intenções de voto.

O que diz o cantor? Procurada, a assessoria de Eduardo Costa não respondeu para esclarecer a qual pesquisa ele se referia em 2018. O vídeo não está em suas redes sociais, mas em páginas de apoiadores de Bolsonaro.

Eduardo Costa e a política. Eduardo Costa defendeu a campanha de Bolsonaro à presidência em 2018. Há fotos dele usando camisas em apoio ao presidente em seu Instagram e no Twitter. Embora tenha criticado o presidente pela condução da pandemia em 2020, Eduardo Costa disse que manterá seu voto em 2022.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.